Comentando #06: As Redes Sociais invadindo o mundo real!

A Sexta Edição do #Comentando já está no ar! E todo mundo sabe que Décio Lucas Pereira Rodrigues pode ser encontrado no Facebook (facebook.com/decio.lucas10), no Twitter (twitter.com/Lucasboydoidoo) e Orkut (Décio Lucas Pereira Rodrigues), três redes sociais totalmente diferentes. No Comentando desta quinta-feira (06/09), vamos discutir o mundo real e as redes sociais. Qual é a diferença do mundo virtual, das redes sociais para um mundo real?

É isso que esse Comentando discutirá a partir de agora. E com vocês, edição #06 do Comentando! Confiram:
6ª Edição do Comentando investiga a relação Redes Sociais X Mundo Real (Logo: Lucas Produções)
A Primeira Rede Social a existir no BRASIL foi o Orkut, uma rede social que ficou por muitos anos como a melhor rede social existente aqui no Brasil. A Segunda Rede Social a existir, no meu ponto de vista, foi o Facebook, uma rede social internacional que chegou o Brasil e está em primeiro lugar no ramo dessas redes sociais. Seguindo meu ponto de vista, a 3ª rede social a existir foi o Twitter. 

O Orkut e o Facebook, desde o lançamento, no ano de 2004 (O Orkut surgiu em 24 de Janeiro de 2004 e o Facebook, em 4 de Fevereiro de 2004), mantém uma relação segura. Essas redes sociais trazem desde seu lançamento a possibilidade de colocar as fotos no seu perfil, colocar fotos de perfil (para seus amigos lhe identificarem) e as comunidades (chamadas no Facebook de páginas). O Twitter

Desde sempre, a privacidade é o foco do usuário a optar pelo uso das redes sociais e isso é um foco necessário, ainda mais para quem posta fotos pessoais, textos que só seus amigos podem ver, enfim, tudo que for pessoal você quer que apenas quem você conhece veja seu material, seja no Facebook ou ainda no Orkut.

E as redes sociais tem invadindo o mundo real e vice-versa,  a Rede Globo, a Rede Record, os candidatos das Eleições 2012, empresas, entre outros universos do mundo real, já tem uma conta no Facebook, por causa que desde de outubro de 2011, o Orkut vem diminuindo de usuários.

Redes Sociais e o Mundo Real- Principais Dúvidas*:

Até onde vale a pena investir em redes sociais? Essa pergunta é muito complicada de ser respondida. Mais, meu amigo, vale a pena investir em redes sociais até o momento em que você está gostando daquela rede social, mostrar seus conteúdos pra seus amigos, enfim, se divertir naquela rede social.

E quando não vale a pena investir em redes sociais?  Essa pergunta é complicada e complexa, eu já vi a Xuxa sair do Twitter por causa de um comentário maldoso sobre a filha dela, Sasha. E é esse é um dos motivos mais usados para justificar a saída de uma rede social: comentários maldosos. E também: o cyberbullying (o bullying virtual), ameaças, invasão de privacidade. Quando alguma dessas coisas acontecerem, não vale a pena continuar investindo nas redes sociais.

Eu posso adicionar qualquer pessoa no meu Facebook ou Orkut? Por si próprio, o Facebook proíbe que sejam adicionados pessoas que você não conheça, mais caso você conheça, pode adicionar. Já o Orkut, permite que você adicione qualquer pessoa. Seja no Orkut ou no Facebook, o ideal é pensar duas vezes antes de querer adicionar qualquer pessoa no seu Facebook.

Porquê? Quando você adiciona qualquer pessoa e suas fotos e publicações estão disponíveis para seus "Amigos", então se for alguém do mal, ele poderá fazer qualquer coisa com essas fotos, por isso é ideal pensar antes se você deve adicionar aquela pessoa ou não, se é do bem ou do mal.

A Conclusão que temos é que do mesmo jeito da vida real, devemos pensar que no mundo virtual, também existe privacidade. O Facebook, nas suas atualizações de status, disponibiliza um menu de contexto com as opções de privacidade, e nas fotos, também, do mesmo jeito. Abaixo, o menu da atualização de status:

Com cuidado e responsabilidade, todo mundo, até as crianças, podem se divertir e se interagir no mundo das redes sociais, então basta seguir as dicas abaixo e tá todo mundo liberado para o uso das redes sociais. (Pode ser que algumas vocês já saibam, mais é sempre bom relembrar):

- Nunca POSTE fotos íntimas de ninguém no seu perfil, isso pode acarretar em péssimas consequências;

- Sempre veja se o conteúdo que você vai POSTAR vai degradar a imagem de alguém e caso ache que vai, pergunte pra pessoa ou não POSTE. Caso ela permita, poste. Caso ela não permita, deixe guardado pra você e a pessoa;

- Se você achar que o conteúdo que você vai postar, seja algo que alguém pode pegar e fazer montagens, defina a privacidade como "Amigos";

- Não adianta você deixar como "Amigo de Amigos", porquê se seu amigo é amigo de algum inimigo seu, ele pode pegar e fazer alguma montagem;

- Tenha bom senso e responsabilidade ao usar uma rede social, seja ela Twitter, Facebook ou Orkut.

E para finalizar, vamos falar sobre o Twitter. No início, o Twitter era usado para atualizações de 140 caracteres com a seguinte pergunta: O Que está acontecendo?, isso rendeu um sucesso imenso. Entre 2011 e 2012, os avanços no Twitter foram imensos. O Twitter disponibilizou para seus usuários a função nativa de postar fotos e a função de localização, para incrementar mais ainda o sucesso da rede social.

Do mesmo jeito do Facebook e Orkut, devemos pensar duas vezes antes de postar alguma coisa, principalmente no Twitter, devido ao fato de que TUDO, absolutamente TUDO que você postar ser público. Por isso, tenha cuidado ao postar n°'s de CPF, senha, e-mail's, acontecimentos pessoais, pois como o twitter é aberto, tudo que você postar, todo mundo vai poder ver, até quem não segue você!

Embora o Twitter disponibilize uma função de proteger o perfil (Explicação clicando aqui), nem sempre vamos saber se a pessoa que a gente liberou é um perfil falso ou verdadeiro, por isso é sempre bom ter cuidado do que nós postamos nessa rede social.

Já o Orkut, mantém uma privacidade mais ou menos, devido ao fato das postagens serem disponibilizadas para todos seus amigos, e apenas os scraps podem ter alteração de privacidade.

Devemos ter cuidado com qualquer rede social que a gente use, seja ela Orkut, Facebook ou Twitter.

#Cuidado e boa diversão nesse feriadão, seja ela fora do mundo real, dentro do mundo real, fora do mundo virtual ou dentro do mundo virtual! E siga as dicas faladas e dificilmente passará por problemas!

#Comentando- Edição #07: SBT, a rede de televisão que completou mais de 30 anos!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ajuda no Super Mario World #1: Quer voar? Saiba como!

Valeu Amigo: uma música muito emocionante...

Escolinha do Gugu: Elenco do programa é demitido e oficializa a extinção

Músicas-- Por: Décio Lucas -- Edição #1-- Faço Chover (Calcinha Preta).

Aprendendo Mais- #6- Energia Nuclear: Pontos Positivos e Pontos Negativos.

Horário de Verão chega ao fim às 0h deste domingo (18); saiba mais

Globo mudará programação por conta do Carnaval, Futebol e Olimpiadas de Inverno; veja como fica

Versão mobile do Gmail ganha visual repaginado; confira

Retrospectiva 2017 - #1: o ano da faixa de reprises da Globo

Curti| Não Curti #02: O Que Décio curtiu e não curtiu?