"Público não quer ver catequese na TV", diz autor sobre "A Terra Prometida"


Disposta a manter o público de "Os Dez Mandamentos", a Record estreia nesta terça-feira (5) "A Terra Prometida". No horário mais nobre da emissora, que passou a ser reservado para produções bíblicas, Moisés sai de cena depois de uma saga contada em duas partes, sendo a primeira no Egito e a segunda no deserto, e entra seu discípulo, Josué.

Não é só na história do Antigo Testamento que acontece uma passagem de bastão. Para contar o que acontece com o povo hebreu após a morte de seu líder, Renato Modesto herda o posto de autor da novela deixado por Vivian de Oliveira. Mesmo sabendo da responsabilidade de manter o legado já conquistado, ele não teme pela pressão que pode vir a ocorrer.

"Sou um autor de muita sorte porque 'Os Dez Mandamentos' foi mais do que um sucesso. A gente diz que foi um fenômeno. O público ficou encantado. Era uma novela belíssima. Quando soube que escreveria a continuação já fiquei feliz porque nada como continuar a escrever uma história de sucesso. Pegar uma história que não vai bem e precisar transformá-la é mais difícil. Esse é um início mais confortável", considera.

A situação mais cômoda, no entanto, não vem com menos desafios. Assim como o livro de Josué inaugura um novo tempo bíblico, "A Terra Prometida" vai narrar fatos que fazem parte de uma nova história. Com o fim de "Os Dez Mandamentos", encerrou-se uma fase e agora se dá início uma nova novela com personagens e enredo próprios.

"O mais desafiador é ser fiel ao que está na Bíblia porque não dá para fazer uma adaptação de um livro bíblico sem respeitar o que está escrito. Eu procurei fazer essa adaptação com muita fé e respeito. E não só em relação à Bíblia, mas do ponto de vista histórico também. Como era a sociedade de Israel 1.200 anos antes de Cristo? Ao mesmo tempo, o público não quer ver uma aula de história e nem uma aula de catequese. O público quer entretenimento, diversão, emoção, humor. O desafio é conseguir ser respeitoso à Bíblia e ao mesmo tempo conseguir fazer uma obra ficção", afirma Modesto.

Apesar de todas novidades de uma história com previsão para ser narrada em 150 capítulos, a novela deverá repetir cenas e momentos marcantes que já foram exibidos anteriormente. O objetivo é tornar a trama interessante para quem já assistiu aos "Dez Mandamentos", mas sem ignorar o potencial de fisgar novos telespectadores.

Sequência da abertura do Mar Vermelho será exibida novamente em "A Terra Prometida" (Foto: Reprodução/ Rede Record)

"O Renato tomou o cuidado de colocar flashbacks. A gente tem que explicar a história. A sequência do Mar Vermelho fez muito sucesso e certamente vai estar de novo na novela. A tradição israelita e até a escritura da Bíblia era oral. Existe essa tradição do povo hebreu de recontar as histórias. A gente usa isso para também contar história para os telespectadores e pontuar o que é importante", diz o diretor de teledramaturgia Alexandre Avancini, que espera manter nos primeiros capítulos os 16 pontos de audiências da novela antecessora.

Sem pragas do Egito e milagre do Mar Vermelho

"A Terra Prometida" não terá pragas como as que atingiram o Egito e nem um evento emblemático comparável à abertura do Mar Vermelho, mas não ficará atrás em momentos nos quais o Deus dos hebreus se faz grandioso com a ajuda de efeitos gráficos feitos pela produtora Casablanca e que sejam capazes de impressionar. Alguns, inclusive, farão lembrar passagens já mostradas da primeira novela bíblica da emissora.

"A passagem mais famosa é a queda das muralhas de Jericó, que vai acontecer por volta do capítulo 60. Há outros eventos como a passagem do Rio Jordão, um milagre grandioso que lembra um pouco a abertura do Mar Vermelho. Tem também duas grandes batalhas, em uma delas Josué para o sol no meio do céu. Na outra uma chuva de pedras que cai sobre o exército inimigo. Tem ainda o gigante que vai aparecer várias vezes", exemplifica o Renato Modesto.

A novela, que segundo Avancini será mais militar e com mais eventos de batalhas do que "Os Dez Mandamentos", terá sua conclusão com a morte de Josué. Se haverá uma nova continuação? De acordo com Modesto, isso é algo que só a Record pode determinar. No entanto, ele entrega que a deixa já está prevista.

"No final da história tem uma passagem de uns trinta anos e ele está bem velhinho. Ele faz o discurso final aos hebreus e morre. Quem sabe [se haverá uma continuação]? Na Bíblia, a próxima parte são os juízes. O primeiro juiz de Israel está na novela. É o Otniel, feito pelo Leonardo Miggiorin. Ele se torna o primeiro juiz de Irsael, que vai estar também no final da novela. Se a Record quiser pode contar a história dos juízes a partir do Leonardo Miggiorin", diz.

'A Terra Prometida' estreia nesta terça (5), às 20h40, logo depois de 'Escrava Mãe', na Record.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ajuda no Super Mario World #1: Quer voar? Saiba como!

Valeu Amigo: uma música muito emocionante...

Músicas-- Por: Décio Lucas -- Edição #1-- Faço Chover (Calcinha Preta).

Globo mudará programação por conta do Carnaval, Futebol e Olimpiadas de Inverno; veja como fica

Horário de Verão chega ao fim às 0h deste domingo (18); saiba mais

Aprendendo Mais- #6- Energia Nuclear: Pontos Positivos e Pontos Negativos.

Retrospectiva 2017 - #1: o ano da faixa de reprises da Globo

Liberdade de Expressão: Será que todo mundo tem direito?

Após Théo, de Salve Jorge, Rodrigo Lombari pode voltar às novelas em "Meu Pedacinho de Chão"; confira as últimas informações

Papa Bento XVI celebra tradicional Missa do Galo no Vaticano