Sucesso das novelas da tarde do SBT expõe o acerto da parceria do canal com a Televisa e mostra para a Record como se faz

Há exatamente um ano, no dia 27 de julho de 2015, a Rede Record dava início a uma nova empreitada na sua programação. Observando o sucesso das novelas da tarde do SBT, a emissora de Edir Macedo começou a apostar em reprises de novelas que fizeram sucesso na dramaturgia do canal. Mas, a aposta acabou não dando bons frutos.


Em Julho de 2015, a Rede Record, diante dos péssimos índices do 'Programa da Tarde' ---- que ia ao ar das 14h45 às 17h20, optou por acabar com a atração, que custava caro e optou por colocar algo praticamente sem gastos no ar, no caso, as reprises de novelas. Então, no dia 25 de julho de 2015, estreava 'Prova de Amor' (exibida originalmente entre outubro de 2005 e julho de 2006, em 229 capítulos e já reprisada entre agosto de 2008 e maio de 2009, com 197 capítulos) e 'Dona Xepa' (exibida originalmente entre maio e setembro em 2013, em 91 capítulos), com uma meta de 7 pontos.

Entretanto, as duas reprises estrearam com péssimos índices de audiência: Prova de Amor amargou 3.6 pontos de média apenas, enquanto Dona Xepa marcou pífios 2.5 pontos de média. Neste mesmo dia, estreava a reprise de 'Caminho das Índias' (2009), na Globo, que marcou 13 pontos de média em seu primeiro capítulo, garantindo a liderança isolada, enquanto o SBT garantiu a vice liderança isolada com as suas novelas da tarde --- na época, 'Pérola Negra', 'Coração Indomável' e 'A Usurpadora' ---, o que mostra que tentar bons índices de audiência competindo com as já consolidadas faixas de novelas (seja reprises ou inéditas, como no caso do SBT), não foi uma boa ideia.

No SBT, as novelas da tarde são exibidas desde 2010, com a novela mexicana 'As Tontas não vão ao Céu', na faixa das 16h, e desde então, várias novelas exibidas originalmente pela Televisa já passaram pelo canal. Entre elas, podemos destacar, "A Dona" (2015-16), "A Usurpadora" --- que foi exibida pela primeira vez em 1999, pelo SBT e reprisada cinco vezes: 2000, 2005, 2007, dezembro de 2012 à maio de 2013 e 30 de março à 26 de agosto de 2015 ---, "Coração Indomável" (2015*), "Maria Mercedes" (1996*), "Marimar" (1996*) , "Maria do Bairro (1997*), "Teresa" (2015*), entre outras.

Por incrível que pareça, várias novelas citadas anteriormente e outras não citadas, passaram pelo canal de Silvio Santos mais de uma vez, e mesmo assim, obtendo bons números de audiência e uma grande repercussão. Assim, podemos notar que essas novelas se tornaram em grandes clássicos, e que mesmo se forem exibidas milhares de vezes, irão obter bons resultados.


A paciência do SBT foi um grande acerto, se levarmos em conta que suas novelas da tarde eram exibidas em uma única faixa em 2010. Atualmente, são 3 faixas de novelas, sendo elas ocupadas por "Mar de Amor", às 15h45; "Abismo de Paixão", às 16h15; e "Meu Coração é Teu", às 17h15. Todas estão obtendo ótimos índices de audiência, sendo que o maior sucesso dessa faixa denominada de "Novelas da tarde" atualmente é "Abismo de Paixão", que vem marcando 8/9 pontos de média desde a sua estreia, em 28 de março deste ano. Além disso, as novelas anteriores exibidas pela emissora chegaram até a incomodar a Globo e não muito raramente chegavam aos dois dígitos, assim como ocorre com a atual novela da faixa das 16h15 da emissora.

Na Record, 'Prova de Amor' patinou na audiência até conquistar seu público; porém, ao longo dos meses, a audiência da novela foi crescendo. Em julho, fechou com apenas 3.40 pontos de média; em agosto, 4.47 pontos de média; em setembro, 5.36 pontos de média; em outubro, 5.86 pontos de média; em novembro, 6.23; em dezembro, 6.38; em janeiro, ficou na meta na média mensal pela primeira vez, com 7.23 pontos de média; em fevereiro, fechou com 7.76 pontos de média; em março, bateu seu recorde: 7.91 pontos de média; e fechou seu último mês com 7.76 pontos de média em abril, sendo considerada, devido a grande elevação que fez se comparada aos índices do "Programa da Tarde", um sucesso. Além disso, a segunda reprise da novela conseguiu minutos de liderança contra o "Vídeo Show" e a "Sessão da Tarde", exibidos pela Globo.

Em maio deste ano, estreou 'Amor & Intrigas', que vinha com a missão de manter ou elevar os índices deixados por sua antecessora --- na faixa dos 7/9 pontos ---, missão esta que no começo parecia que seria cumprida, mas a novela foi só caindo mês após mês, perdendo, inclusive a vice-liderança para o SBT, que exibe o programa "Casos de Família" na mesma faixa horária.

Já a faixa das 15h45, que entre julho e outubro foi ocupada pela reprise de "Dona Xepa" e atualmente é ocupada pela reprise de "Chamas da Vida", sempre foi um problema para a emissora. Ao contrário da sua responsabilidade, que era de elevar ou até manter os índices da reprise que a antecede às 14h45, os índices de ambas as novelas são derrubados, o que acaba afetando os produtos que passam depois dela, no caso o "Cidade Alerta", que como possui 3h de duração tem tempo suficiente para elevar a audiência, fechando com 7/9 pontos de média diariamente. Mesmo assim, tanto "Dona Xepa" como "Chamas da Vida" expõem o equívoco da Record em escolher imitar a grade das suas duas concorrentes e também o erro que isso foi, já que ambas apresentam péssima audiência ---- entre 3 e 5 pontos.

Analisando as novelas da tarde do SBT e da Record, podemos concluir que notando o erro que o "Programa da Tarde" foi, a emissora buscou achar um meio fácil de obter audiência, o que acabou sendo um outro erro ainda maior, já que a emissora não tem acervo suficiente de novelas para manter duas reprises no ar. Por outro lado, mostrou todos os méritos do SBT em experimentar a faixa de novelas da tarde, perceber que é algo que agrada ao público e isso ocorreu muito devido ao fato das novelas escolhidas serem do canal mexicano Televisa, o 'Canal de Las Estrellas', mas mesmo assim poderia ter sido uma escolha equivovada exibir essas novelas no Brasil. Mas não foi. Por isso, o SBT mostra para a concorrente Record como se faz: precisa de tempo para consolidar a exibição das novelas --- o SBT exibe novelas mexicanas desde 1997 --- e também precisa fazer escolhas que agradem o público.

Resta a Record tentar consolidar os dois horários de novelas, mas sabendo que é algo que requer muita paciência. Ao SBT, não se acomodar, mas ao contrário da concorrente, podemos ver que possui um acervo gigantesco de novelas mexicanas e algumas brasileiras, o que deve render um bom retorno ao canal por um bom tempo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ajuda no Super Mario World #1: Quer voar? Saiba como!

Valeu Amigo: uma música muito emocionante...

Músicas-- Por: Décio Lucas -- Edição #1-- Faço Chover (Calcinha Preta).

Globo mudará programação por conta do Carnaval, Futebol e Olimpiadas de Inverno; veja como fica

Horário de Verão chega ao fim às 0h deste domingo (18); saiba mais

Aprendendo Mais- #6- Energia Nuclear: Pontos Positivos e Pontos Negativos.

Retrospectiva 2017 - #1: o ano da faixa de reprises da Globo

Liberdade de Expressão: Será que todo mundo tem direito?

Após Théo, de Salve Jorge, Rodrigo Lombari pode voltar às novelas em "Meu Pedacinho de Chão"; confira as últimas informações

Papa Bento XVI celebra tradicional Missa do Galo no Vaticano