Especial Eleições 2012- Conheça Estelizabel Bezerra, candidata a prefeitura de João Pessoa pelo PSB (40).


O Blog do Décio Lucas está trazendo um Especial Eleições 2012 e na quarta reportagem do especial, vamos conhecer a candidata à prefeitura de João Pessoa, Estela, do PSB, que tem como número de votação 40. Confira!!

Observação: O Texto e a imagem apresentados a seguir são de autoria do site http://estela40.com.br/quem-e-estela/ e podem sofrer alterações.


Estelizabel Bezerra de Souza, ou Estela, como sempre foi chamada pelos amigos e familiares, nasceu no dia 18 de março de 1968. Filha de Orlandina Batista de Souza e Aluilsion Bezerra de Souza, era moradora do bairro José Américo e estudante do Colégio Pio XII, onde recebia uma bolsa por ser atleta de Handebol.

EstelaNa adolescência, no início da década de 80, Estela já era engajada no movimento social, participando de passeatas em defesa da meia-entrada para estudantes. Ainda como estudante secundarista, reivindicou calçamento de ruas e melhoria do transporte coletivo para a comunidade onde morava. Em 1997, formou-se em Comunicação Social, com habilitação em jornalismo, pela Universidade Federal da Paraíba.
No campo profissional atuou na área da cultura e comunicação. Foi estagiária do SESC – Serviço Social do Comércio, e em seguida, virou coordenadora da área de áudio visual do Setor cultural da mesma instituição, realizando o conhecido projeto de cine clube do SESC dos anos 90. Coordenou também a Assessoria de Imprensa da Fundação Espaço Cultural José Lins do Rego (FUNESC), ficando a frente da primeira versão do FENART- Festival Nacional de Arte, na parte de divulgação.

Linha de tempo

  • 2009 – Assume a Secretaria de Planejamento de João Pessoa
  • 2007 – Assume a Secretaria de Transparência Pública de João Pessoa, coordenando ainda (acumulando funções) por um período o Orçamento Democrático.
  • 2005 – É indicada para a Coordenadoria de Políticas Públicas para Mulheres
  • 1997 – Conclui o curso de Graduação em Comunicação Social, com habilitação em jornalismo, pela Universidade Federal da Paraíba.
  • 1992 – Ingressa na ONG Cunhã – Coletivo Feminista, ficando responsável pela parte de comunicação da entidade, e em seguida da Coordenação Executiva
  • 1989 – Vira coordenadora da área de áudio visual do Setor cultural do SESC
  • 1968 – Nasce Estelizabel Bezerra de Souza, aEstela
Mas antes disso, em 1992, começou seu trabalho junto aos movimentos sociais organizados, ingressando na Ong Cunhã – Coletivo Feminista, ficando responsável pela comunicação da entidade, e em seguida, fazendo parte da Coordenação Executiva do Cunhã, realizando a articulação de políticas públicas para mulheres e trabalhos educativos com mulheres da periferia da Grande João Pessoa. Foi no Cunhã que Estela conheceu o quanto se precisa avançar na cidadania das mulheres e como é importante a organização das mesmas, para a construção um mundo sem desigualdades e com justiça social.
Com a experiência no movimento social, Estela foi indicada para a Coordenadoria de Políticas Públicas para Mulheres, em 2005, o primeiro movimento do tipo no estado. Sua inserção na equipe de governo do então prefeito Ricardo Coutinho possibilitou a implantação e o fortalecimento de políticas públicas para mulheres em diversas áreas, como saúde, educação, geração de emprego e renda, entre outros, na perspectiva da promoção da equidade de gênero.
Sua participação na Coordenadoria fortaleceu seu vínculo com as diversas áreas do governo e, em 2007, assumiu a Secretaria de Transparência Pública de João Pessoa, acumulando ainda a coordenadoria do Orçamento Democrático, que permitiu Estela a ter contato direto com as comunidades da capital paraibana, buscando conhecer as demandas de todas as regiões da cidade.
Sua capacidade de diálogo e de compreensão da gestão pública, levou-a para a Secretaria de Planejamento, onde assumiu o comando da pasta na segunda gestão de Ricardo Coutinho, indicando pela primeira vez na história da Paraíba uma mulher para o cargo. Destacou-se se como uma das gestoras que dialoga com diversos segmentos da sociedade civil, de forma sensível e firme, e teve a oportunidade de conhecer profundamente os problemas de João Pessoa e pensar nas soluções para a cidade.
Agora você já sabe quem é Estela, do PSB. Se quiser votar nela, vá em sua seção eleitoral neste domingo (7), das 8h às 17h e vote 40. Na próxima edição, conheça José Maranhão.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ajuda no Super Mario World #1: Quer voar? Saiba como!

Valeu Amigo: uma música muito emocionante...

Músicas-- Por: Décio Lucas -- Edição #1-- Faço Chover (Calcinha Preta).

Globo mudará programação por conta do Carnaval, Futebol e Olimpiadas de Inverno; veja como fica

Horário de Verão chega ao fim às 0h deste domingo (18); saiba mais

Aprendendo Mais- #6- Energia Nuclear: Pontos Positivos e Pontos Negativos.

Retrospectiva 2017 - #1: o ano da faixa de reprises da Globo

Após Théo, de Salve Jorge, Rodrigo Lombari pode voltar às novelas em "Meu Pedacinho de Chão"; confira as últimas informações

Velório do Pelé: Globo mexe em programação para o adeus ao Rei do Futebol nesta segunda (02/01) e terça (03/01)

Versão mobile do Gmail ganha visual repaginado; confira