Especial Eleições 2012: Conheça José Maranhão, candidato à prefeitura de João pessoa pelo PMDB (15).


Daqui a dois dias, vamos começar a votação das Eleições Municipais de 2012. Chegou a hora de conhecer o candidato pelo PMDB, com o número 15, José Maranhão. Confira e descubra quem é José Maranhão.


José Targino Maranhão (Araruna, 6 de setembro de 1933) é um político brasileiro.

É filho de Benjamim Gomes Maranhão, ex-prefeito de Araruna e Dona Benedita Targino Maranhão (Dona YaYá).

Filiado ao PMDB, foi deputado estadual, deputado federal, senador, vice-governador e governador do estado da Paraíba por três vezes. Atualmente está sem mandato político.

 Biografia do candidato:


Começou a sua carreira política eleito deputado estadual em 1955 pelo PTB, partido pelo qual volta a ser eleito deputado estadual por mais dois mandatos consecutivos. Em 1967 filia-se ao PMDB, pelo qual volta a ser eleito deputado estadual, ficando no cargo até 1969.

Em 1982, elege-se deputado federal constintuinte, voltando a se eleger ao cargo em 1986, na legislatura 1987 - 1991. Em 1990 volta a concorrer a uma vaga de deputado federal, sendo eleito neste mesmo ano para o período 1991 - 1994.

Em 1994, é eleito vice-governador na chapa de Antônio Mariz, aonde acaba assumindo o mandato em virtude da morte do titular, cerca de dez meses depois de ter assumido o mandato de governador. Em 1998 disputa a candidatura à reeleição ao governo do estado pelo PMDB, onde o grupo liderado pelo então senador Ronaldo Cunha Lima e por seu filho, o então prefeito de Campina Grande, Cássio Cunha Lima, queriam indicar o nome de Ronaldo para a disputa do governo. Com uma vantagem apertada, Maranhão vence Ronaldo na convenção do PMDB e é indicado candidato. Na eleição para governador, é eleito com cerca de 80% dos votos válidos, sendo o governador mais votado do país naquele ano em termos percentuais, reelegendo-se assim governador da Paraíba.

Em 2001, rompe politicamente com a família Cunha Lima, que migra para o PSDB. No ano seguinte Maranhão renuncia ao governo do estado para candidatar-se ao senado obtendo 831.083 votos, sendo o senador mais votado da Paraíba naquela eleição. No governo do estado entra em seu lugar o então vice-governador Roberto Paulino, que com seu apoio se torna o candidato do PMDB ao governo, mas acaba sendo derrotado por Cássio Cunha Lima que vence Paulino no segundo turno.

Em 2006, Maranhão disputa novamente o governo da Paraíba, desta vez contra o então governador Cássio Cunha Lima que foi eleito em segundo turno à reeleição, com cerca de 51% dos votos. Após a confirmação pelo Tribunal Superior Eleitoral da cassação de Cunha Lima em 2008 pelo Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba por uso indevido de programa social em ano eleitoral, José Maranhão é reconduzido em 17 de fevereiro de 2009 ao Palácio da Redenção como governador do Estado, por ser o segundo colocado nas eleições de 2006. Governador da Paraíba pela terceira vez, Maranhão concorre novamente ao cargo de governador do estado nas eleições de 2010, buscando o seu quarto mandato, mas acaba sendo novamente derrotado no segundo turno, dessa vez pelo ex-prefeito de João Pessoa e seu ex-aliado político Ricardo Coutinho do PSB que obteve 53,70% dos votos válidos contra 46,30% de José Maranhão.

Nas eleições de 2012, é indicado pelo PMDB como candidato a prefeitura de João Pessoa. Seu hobby preferido é a aviação, sendo considerado um bom piloto.


------------------------------------
Se viu que esse é seu candidato, vá na sua seção eleitoral neste domingo (7) e vote 15. Na próxima reportagem, conheça Luciano Cartaxo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ajuda no Super Mario World #1: Quer voar? Saiba como!

Valeu Amigo: uma música muito emocionante...

Músicas-- Por: Décio Lucas -- Edição #1-- Faço Chover (Calcinha Preta).

Globo mudará programação por conta do Carnaval, Futebol e Olimpiadas de Inverno; veja como fica

Horário de Verão chega ao fim às 0h deste domingo (18); saiba mais

Aprendendo Mais- #6- Energia Nuclear: Pontos Positivos e Pontos Negativos.

Retrospectiva 2017 - #1: o ano da faixa de reprises da Globo

Após Théo, de Salve Jorge, Rodrigo Lombari pode voltar às novelas em "Meu Pedacinho de Chão"; confira as últimas informações

Velório do Pelé: Globo mexe em programação para o adeus ao Rei do Futebol nesta segunda (02/01) e terça (03/01)

Versão mobile do Gmail ganha visual repaginado; confira