Especial Eleições 2012: Conheça algumas propostas de governo de Renan Palmeira, do PSOL, 45.


Neste domingo (07), a partir das 8h, os eleitores de todo o Brasil vão votar para vereador e prefeito. E dando sequência as informações sobre cada candidato do município de João Pessoa, vamos falar sobre Renan Palmeira (PSOL- 50). Como na web não tinha nada sobre esse candidato, trago uma entrevista que foi ao ar no dia 23 de agosto, no JPB- 2ª Edição. Confira:

Edilane Araújo: Boa noite, candidato.

Renan Palmeira: Boa noite. Muito obrigado pelo espaço e espero dialogar de forma tranquila e positiva com a população de João Pessoa.

Edilane Araújo: A primeira pergunta é a seguinte: uma das suas metas é acabar com as filas de espera nos hospitais. Como o senhor pretende fazer isso?

Renan Palmeira: Primeiro humanizando a saúde pública na cidade de João Pessoa. Nós temos hoje na cidade de João Pessoa filas imensas para ter o acesso à saúde. É necessário investir na média complexidade nos hospitais, garantir funcionários, médicos, todo a assistência necessária através da humanização para garantir o acesso à saúde e investir também na saúde da família, nas unidades de pronto atendimento das famílias nos bairros, seriam soluções viáveis.

Edilane Araújo: Educação. O senhor afirma que vai dobrar o salário dos professores. De onde é que vai sair o dinheiro?

Renan Palmeira: Olhe, nós temos hoje, na educação de João Pessoa, o direcionamento de tornar a educação integral, a possibilidade da educação na cidade de João Pessoa ser manhã e tarde. Porém, temos um professor que não é integral. Nós temos uma categoria de professores que trabalha em duas, três escolas para completar a sua renda. Então é necessário um plano de cargo e salário e de remuneração para os professores que garanta para esse a possibilidade de também ser integral. Se a educação se prepara para ser integral, o professor tem que ser integral. Através de um olhar mais humanizado das contas da Prefeitura e do orçamento municipal, queremos investir com prioridade em educação. Pois qualquer país que se proponha ou qualquer cidade que se proponha a emergir socialmente e economicamente tem que ter as bases da educação bem firmadas e o respeito ao profissional de educação como um símbolo da sua administração pública.

Edilane Araújo: Candidato, o senhor pretende criar uma empresa de transporte público municipal. Por quê?

Renan Palmeira: Porque o modelo de transporte público que nós temos na cidade de João Pessoa não atende de fato os mais carentes. O transporte na cidade de João Pessoa é caro, o transporte na cidade de João Pessoa é superlotado e nós temos uma passagem de ônibus que é mais cara do que Recife, que é uma grande metrópole. É mais caro que Fortaleza. Então é necessário rever o modelo de transporte público na cidade de João Pessoa. Queremos produzir na cidade de João Pessoa o VLT. Então o Transporte Rápido sobre Trilhos. E o Transporte Rápido sobre Trilhos pode ser um modelo de transporte público estatal na cidade de João Pessoa administrado pela Prefeitura de João Pessoa. Mas também queremos investir nas ciclovias, também queremos investir na redução das passagens de ônibus e no passe livre estudantil e na tarifa social no final de semana.

Edilane Araújo: Candidato, o senhor tem pouca experiência política. Acha que está preparado para comandar uma cidade grande como a nossa?

Renan Palmeira: Acho sim. Tenho pouca experiência política, mas a experiência que eu tenho foi adquirida por méritos próprios. Minha candidatura é resultado de diversos companheiros e companheiras que acreditam nesse projeto e acreditam nessa história. Não foi imposta por nenhum grupo político, não foi imposta por nenhum personalidade política emergente e eu não recebi a minha história política nem do meu pai nem da minha mãe. Eu aprendi a fazer política sozinho. E acredito que isso representa muito, politicamente, para quem quer administrar a cidade de João Pessoa. E tenho disposição, disposição para conhecer essa cidade, para andar nessa cidade e para lutar por uma cidade mais justa, sem preconceito, humanizada, para todos e todas.

Edilane Araújo: O senhor pretende dar mais espaço para a população no seu governo. Como seria isso?

Renan Palmeira: Através da democratização da gestão pública. Nós temos um processo administrativo que é um modelo de administração pública piramidal, as decisões vêm de cima para baixo. Então você vai, através de escalão, prefeito, secretários, subsecretários e toda uma hierarquia. É necessário inverter a ótica administrativa da cidade. É necessário investir na democratização extrema do aparelho público. Através de conselhos municipais, de conferência da cidade, através de espaços nas comunidades de diálogo, não só sobre o orçamento, mas sobre a própria realidade social da cidade. As políticas públicas, elas têm que vir de baixo para cima e não de cima para baixo de forma intervencionista.

Edilane Araújo: Como é que vão funcionar as cooperativas de economia solidária que o senhor pretende criar caso seja eleito?

Renan Palmeira: As cooperativas já são uma realidade. Nós temos nos bairros de João Pessoa uma organização própria dos trabalhadores e trabalhadoras, muitos informais que se organizam atrás do seu sustento e através da economia solidária. É necessário que a Prefeitura, que a administração pública tenha sensibilidade a esse modelo de organização econômica e dê, entre com parte da estrutura necessária e da formação necessária para que os trabalhadores nos seus espaços diversos da comunidade, através das associações, através dos seus grupos, possam produzir.

Edilane Araújo: Substituir os prestadores de serviço com menos de dez anos de atividade por concursados é uma de suas metas. O governo tem caixa para isso?

Renan Palmeira: Tem sim. O governo tem caixa sim para substituir os prestadores de serviço. É algo constitucional. Nós entendemos que o serviço público tem que ser para pessoas que passem em serviço público, concursados de carreira. A Paraíba e João Pessoa é um estado e uma cidade que preenche seus órgãos públicos, sua administração pública com prestadores de serviço. É necessário concurso público. Em quatro anos, acredito fazer os concursos necessários.

Edilane Araújo: Obrigada pela sua participação.

Renan Palmeira: Eu agradeço pelo espaço. Estamos aí na luta construindo essa alternativa.


Aí está. Você conheceu Renan Palmeira, Luciano Cartaxo, José Maranhão, Estela Bezerra e Cícero Lucena, dos partidos PSOL (50), PT (13), PMDB (15), PSB (40) e PSDB (45), respectivamente.

Na próxima reportagem do especial, você conhecerá Antônio Radical e Lourdes Sarmento! Aguardem!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ajuda no Super Mario World #1: Quer voar? Saiba como!

Valeu Amigo: uma música muito emocionante...

Músicas-- Por: Décio Lucas -- Edição #1-- Faço Chover (Calcinha Preta).

Globo mudará programação por conta do Carnaval, Futebol e Olimpiadas de Inverno; veja como fica

Horário de Verão chega ao fim às 0h deste domingo (18); saiba mais

Aprendendo Mais- #6- Energia Nuclear: Pontos Positivos e Pontos Negativos.

Retrospectiva 2017 - #1: o ano da faixa de reprises da Globo

Após Théo, de Salve Jorge, Rodrigo Lombari pode voltar às novelas em "Meu Pedacinho de Chão"; confira as últimas informações

Velório do Pelé: Globo mexe em programação para o adeus ao Rei do Futebol nesta segunda (02/01) e terça (03/01)

Versão mobile do Gmail ganha visual repaginado; confira