Xingu: microssérie narra a saga dos irmãos Villas Bôas a partir do dia 25

Xingu (Foto: Divulgação)João Miguel, Felipe Camargo e Caio Blat vivem os irmãos Villas Bôas em Xingu (Foto: Divulgação)
Na próxima terça-feira, dia 25 de dezembro, estreia na Rede Globo a microssérie Xingu, versão televisiva para o filme de Cao Hamburger. A saga dos irmãos Villas Bôas será contada em quatro capítulos como parte da programação especial de fim de ano da Rede Globo, antes do Jornal da Globo. O telespectador vai conhecer a luta dos Villas Bôas, três irmãos que embarcam numa aventura heroica por um Brasil até então desconhecido e deixaram como legado o Parque Nacional do Xingu, marco na preservação da cultura indígena.
O começo: Primeiro Episódio!
No primeiro episódio, se inicia a saga dos irmãos Villas Bôas. Claudio (João Miguel), Orlando (Felipe Camargo) e Leonardo (Caio Blat), três jovens com sede de aventura, se alistam na expedição ‘Roncador-Xingu’, criada em 1944, no primeiro governo de Getúlio Vargas, para facilitar o processo de interiorização do Brasil. Por serem letrados, não são aceitos na primeira tentativa, já que os sertanejos eram o alvo do projeto. Se passando por analfabetos, infiltram-se entre os recrutados e seguem sertão adentro para ocupar a região. Depois de um tempo, se dá o primeiro contato com os indígenas, e eles descobrem uma nova civilização. Com sua liderança na expedição, aos poucos ganham a confiança dos indígenas. Se encantam com o modo de vida dos índios, mas também se espantam com o impacto que o contato com os brancos causa nas aldeias. Uma simples gripe pode se transformar em ameaça a centenas de vidas. 
Irmãos decidem se alistar para  (Foto: Divulgação)Irmãos decidem se alistar para a expedição 'Roncador Xingu', criada no governo de Getúlio Vargas
Gravidez inesperada: segundo episódio!
No episódio de quarta-feira, dia 26, a gripe assola a aldeia, e os irmãos Villas Bôas têm dificuldade em controlar a situação diante da falta de medicamentos. A epidemia mata metade dos índios. O médico Noel (Augusto Madeira) e a enfermeira Marina (Maria Flor) chegam para vacinar os índios. Enquanto Claudio (João Miguel) avança para o Norte rumo à Floresta Amazônica, Leonardo (Caio Blat) fica na aldeia com os médicos. Mais de mil quilômetros de picadas são abertas, e o governo exige a instalação de uma base militar no local. Orlando (Felipe Camargo) negocia que, em troca, os índios ganhem um parque, uma área demarcada onde sua cultura pudesse ser protegida e preservada. Em meio a essas negociações, a situação dos Villas Bôas se complica com a revelação de que Leonardo engravidou uma índia.
Um novo amor para Claudio!
A presença de Leonardo (Caio Blat) na expedição se torna insustentável no episódio de quinta-feira, dia 27. Depois de sofrer um acidente aéreo com os irmãos, que teria sido criminoso, e diante das manchetes da mídia  sobre seu envolvimento com uma indígena, ele resolve se desligar. Orlando (Felipe Camargo) e Claudio (João Miguel) dão sequência ao projeto e, dois anos depois, entregam a base militar ao governo. Mas, em vez de conceder as terras prometidas aos índios, o governo começa a distribui-las a fazendeiros, conforme a fronteira agrícola avança no Mato Grosso. Diante disso, Orlando viaja ao Rio de Janeiro para conversar com os políticos e insistir na demarcação de uma área para os indígenas. Depois de 20 anos, três presidentes, 395 picadas, 16 campos de pouso e mais de 20 tribos pacificadas, os irmãos conseguem concretizar seu projeto e inaugurar o Parque Nacional do Xingu, autorizado pelo presidente Jânio Quadros. Os índios comemoram, e o momento histórico é celebrado com uma grande festa nas aldeias. Depois de tanto tempo de convivência, Claudio também acaba se envolvendo com uma índia da tribo.
Os Villas Bôas se aventurarm por um Brasil até então desconhecido (Foto: Divulgação)Os Villas Bôas se aventurarm por um Brasil até então desconhecido (Foto: Divulgação)
O legado
Mas as dificuldades não cessam. No episódio de sexta-feira, dia 28, o quarto e último da microssérie, Leonardo (Caio Blat), que estava afastado do projeto e morando em São Paulo, morre precocemente. Claudio (João Miguel) e Orlando (Felipe Camargo), por sua vez, precisam enfrentar a construção da Transamazônica na região, que invadiria terras indígenas, entre elas a tribo dos Kreen, a única que ainda não tinha feito contato com os brancos. Os Villas Bôas insistem e conseguem levá-los ao Parque Nacional do Xingu. A Transamazônica é construída, e apenas os Kreen sobrevivem. Em 1971, Claudio e Orlando Villas Bôas têm sua luta reconhecida internacionalmente com a indicação ao Prêmio Nobel da Paz. E, em 1984, com apoio dos Villas Bôas, os índios assumem o controle do parque. Em 2011, o parque completa 50 anos inteiramente preservado, mas constantemente ameaçado. A luta dos irmãos Villas Bôas está longe de terminar.
Com direção de núcleo de Guel Arraes, direção de Cao Hamburger, Xingu é uma coprodução da Rede Globo com a O2 Filmes. A edição para a televisão terá uma apresentação para introduzir cada um dos quatro episódios, além de uma nova narração, feita pelo ator João Miguel. Irá ao ar de 25 à 28 de dezembro, sempre depois do "Especial de Fim de Ano do dia":

O Primeiro episódio irá ao ar logo após Roberto Carlos Reflexões; O Segundo, logo após Vídeo Show Retrô, no dia 26; o terceiro, no dia 27/12, irá ao ar Premiére Nacional, com o filme 'Doce de Mãe' (2012); O Quarto, que irá ao ar no dia 28 de dezembro, será logo após a Retrospectiva 2012. Não Perca!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ajuda no Super Mario World #1: Quer voar? Saiba como!

Valeu Amigo: uma música muito emocionante...

Músicas-- Por: Décio Lucas -- Edição #1-- Faço Chover (Calcinha Preta).

Globo mudará programação por conta do Carnaval, Futebol e Olimpiadas de Inverno; veja como fica

Horário de Verão chega ao fim às 0h deste domingo (18); saiba mais

Aprendendo Mais- #6- Energia Nuclear: Pontos Positivos e Pontos Negativos.

Retrospectiva 2017 - #1: o ano da faixa de reprises da Globo

Liberdade de Expressão: Será que todo mundo tem direito?

Após Théo, de Salve Jorge, Rodrigo Lombari pode voltar às novelas em "Meu Pedacinho de Chão"; confira as últimas informações

Papa Bento XVI celebra tradicional Missa do Galo no Vaticano