Copa do Mundo de 2014: 10 das 32 seleções já foram conhecidas; saiba quais são

Cinco seleções garantiram suas vagas na Copa do Mundo de 2014, a ser realizada no Brasil. Duas pela Europa, duas pela Concacaf- Américas do Norte e Central e uma pela América do Sul e se juntaram a quatro times já classificados da Ásia e ao país-sede. A seguir, o detalhamento das classificações, algumas 'antecipadas', como as duas da Europa e as da Concacaf e da América da Sul:

Já em 2007, Brasil garante sua vaga como país-sede
A Primeira vaga do Mundial de 2014, como é de costume nas edições mais recentes, é dedicada ao país-sede, no caso de 2014, o Brasil (que também se garantiu na Copa das Confederações de 2013- torneio de preparação, no qual foi campeão).

Eliminatórias Asiáticas: Japão, Austrália, Irã e Coreia do Sul se garantem, em junho de 2013

Após o Brasil garantido em 2013- Copa das Confederações e em 2014- Copa do Mundo, foi a vez das Eliminatórias Asiáticas começarem, em 2011, dividida em quatro fases (que definiram quatro vagas) e mais uma adicional, a chamada 'Repescagem Intercontinental', que seria decidida após a quarta fase, quando as 10 seleções asiáticas foram divididas em dois grupos e as 2 primeiras de cada gupo seriam qualificadas para a Copa, enquanto os terceiros lugares do Grupo A e B fariam duas partidas (3° Grupo A X 3° Grupo B e 3° Grupo B x 3° Grupo A, ou seja, partidas de ida e volta) que decidiria o representante da Ásia que iria disputar mais duas partidas (ida e volta) com o representante do 5° lugar das Eliminatórias da América do Sul.

Mas, muito antes, em junho de 2013, mais precisamente no dia 4 foi conhecido o primeiro representante asiático: o Japão, que vem para sua 5ª Copa do Mundo, a 5ª consecutiva- esteve em 1998, 2002, 2006 e 2010, foi qualificado em 4 de junho, devido a sua participação na Copa das Confederações, a partir do dia 15 do mesmo mês.

Após 14 dias, mais exatamente no dia 18 de junho, as três outras seleções qualificadas diretamente foram conhecidas- Austrália (joga pela Oceania, mais se qualificou através da Ásia), Coreia do Sul e Irã carimbaram os passaportes asiáticos.

O 'Play-off' (3° Grupo A x 3° Grupo B) ocorreu nos dias 6 e 10 de setembro. Após um empate de 1 a 1 (jogo em 06/09) na partida de ida e na de volta (prevaleceu, na partida do dia 10/09), a vaga para a repescagem foi preenchida pela Jordânia (que sonha com sua 1ª Copa do Mundo), que enfrentará, em outubro (ida) e novembro (volta), uma repescagem intercontinental com o 5° colocado das Eliminatórias da América do Sul, atualmente o Uruguai.

CLASSIFICADOS- COPA 2014- ÁSIA
1°- Japão (Qualificado em: 4 de Junho de 2013)
2°- Irã (Qualificado em: 18 de Junho de 2013)
3°- Austrália (Qualificado em: 18 de Junho de 2013)
4°- Coreia do Sul (Qualificado em: 18 de Junho de 2013)

PLAY-OFF- 5° A X 5° B
Jordânia (5° B) x Uzbequistão (5° A)
Ida: 1 x 1, em 06/09| Volta: 1 x 1, em 10/09 (Prevaleceu o Empate)
Pênaltis: Jordânia 9 x 8 Uzbequistão

REPESCAGEM INTERCONTINENTAL- Ásia x América do Sul

Jordânia x 5° CONMEBOL
Previsão das Partidas: 13 ou 14 de outubro (ida) e 20 de novembro (volta)
___________________________________________________
Europa: Holanda e Itália são as primeiras seleções europeias a 'carimbarem' seus passaportes em 2014

Na Europa, são 13 seleções que carimbam os passaportes rumo a Copa de 2014. E as duas primeiras vagas foram preenchidas nesta antepenúltima rodadas das Eliminatórias: por Holanda (carrasca na Copa de 2010, nas quartas de finais) e Itália (campeã mundial quatro vezes). As vagas foram asseguradas na última terça, 10 de setembro, enquanto as outras 11 vagas serão definidas em outubro e novembro.

Em outubro, mais seis vagas pela fase de grupos serão definidas, enquanto em novembro, mais quatro serão conquistadas, por meio da repescagem ou play-offs, onde os oito segundos melhores colocados irão disputar jogos de ida e volta e os vencedores, pelo placar agregado, se garantem no Mundial de 2014.

EUROPA- COPA 2014- CLASSIFICADOS:
1°- Holanda (Com 22 pontos, vencedora do Grupo D)*
2°- Itália (Com 20 pontos, vencedora do Grupo B)*

* Ambas as seleções não podem ser mais ultrapassadas pelos 2° colocados de seus grupos, carimbando assim os passaportes, os primeiros da Europa.

+11 VAGAS EM JOGO: Vencedores dos grupos restantes (A, C, E, F, G, H e I) + Play-off entre os oito segundos melhores colocados. Total= 13 vagas.
___________________________________________________
CONCACAF: Estados Unidos e Costa Rica estarão no Brasil em 2014

Pela Concacaf (Américas do Norte e Central), duas seleções asseguraram suas vagas: os Estados Unidos e Costa Rica, de um total de 4,5 vagas (o 4° colocado do Hexagonal Final disputa um play-off contra o 5° colocado da Ásia) e são as primeiras seleções a garantirem suas vagas. O detalhamento das vagas abaixo:

CONCACAF- AMÉRICA DO NORTE E CENTRAL- COPA 2014- CLASSIFICAÇÃO:
1°- Estados Unidos (1° Lugar do Hexagonal Final)*
2°- Costa Rica (2° Lugar do Hexagonal Final)**

* Os Estados Unidos não podem ser mais ultrapassados pelo Panamá (4° colocado), que tem somente 8 pontos (enquanto o país norte-americano tem 16) e tem passaporte carimbado.

** A Costa Rica não pode ser mais ultrapassada pelo 4° colocado (Panamá, que tem oito pontos), que garante vaga na repescagem, mais podendo ultrapassar Honduras (que tem 11) e por isso carimbou o passaporte, juntamente com os Estados Unidos. 

+ 1,5 vagas em jogo:
3ª vaga- 3° lugar do Hexagonal;
4ª Vaga- Play-off: 4° CONCACAF x Jordânia (ganhador do confronto: 5° A x 5° B, pela Ásia)
__________________________________________________
Na América do Sul, Brasil (país-sede) e Argentina (Eliminatórias) estão na Copa de 2014; Messi também

É isso aí. Messi estará na Copa do Mundo da FIFA de 2014, no Brasil, automaticamente classificado para o Mundial por ser o país-sede, defendendo a sua seleção, a Argentina, que se garantiu na Copa, após golear o já eliminado Paraguai por 5 a 2, com dois gols de Messi e disparou na liderança, com 29 pontos e carimbou o passaporte, o 1° da América do Sul (Brasil, por ser o país sede, já tinha carimbado) pelas Eliminatórias e mais 3,5 vagas estão em jogo, conforme explicação a seguir.


AMÉRICA DO SUL- COPA 2014- CLASSIFICADOS:
1ª- Argentina (29 pontos)* (Grupo Único)

Atualmente, está em 1ª no grupo único das Eliminatórias. Mesmo que perca suas próprias partidas, não pode ser mais ultrapassada pelo 5° colocado, atualmente, a Venezuela, que tem 19 pontos e nem pelo 4° colocado, atualmente o Equador, pois só tem mais duas rodadas em jogo, em outubro.

+ 4,5 vagas em jogo:
2ª vaga--> 2° do Grupo Único  (Atualmente a Colômbia)
3ª vaga--> 3° do Grupo Único (Atualmente o Chile)
4ª vaga--> 4° do Grupo Único (Atualmente o Equador)

Play-off pode garantir mais uma vaga para a América do Sul

Além das 4 vagas diretas para o Mundial de 2014, um play-off, com jogos de ida e volta, o 5° colocado das Eliminatórias da América do Sul concorrerá com o ganhador do confronto, também de ida e volta, de 2° Grupo A da Ásia x 2° Grupo B da Ásia, no caso, Jordânia e Uzbequistão, sendo a primeira seleção a carimbar a vaga para o Play-off contra, atualmente o Uruguai. Mas, só saberemos quem avançará em outubro, nas duas últimas rodadas das Eliminatórias sul-americanas.
___________________________________________________
10 seleções carimbaram os passaportes: cinco, nesta última terça (10)
 

Das 32 vagas asseguradas para o Mundial, 10 já foram preenchidas: Brasil e Argentina (América do Sul- CONMEBOL), Estados Unidos e Costa Rica (América do Norte e Central- CONCACAF), Holanda e Itália (Europa- UEFA), Coreia do Sul, Irã, Japão e Australia (Ásia- AFC) carimbaram os passaportes, conforme arte abaixo representa:
Argentina, Holanda, Itália: as classificadas para o Mundial de 2014 (Arte: GLOBOESPORTE.COM)

As outras 22 vagas serão definidas em outubro e novembro, da seguinte forma:

Em outubro: A Fase de Grupos na América do Sul, Américas do Norte e Central e na Europa chegarão ao fim, com mais seleções conhecidas. Além disso, neste mesmo mês, serão disputadas as partidas de ida, pelos 'mata-mata' africanos. Dez seleções se classificaram para esta fase, onde cinco irão para a Copa de 2014: Etiópia, Tunísia*, Costa do Marfim, Gana, Burkina Faso, Nigéria, Egito, Argélia, Camarões e Senegal, ambos vencedores dos grupos A, B, C, D, E, F, G, H, I e J na terceira fase das Eliminatórias. Nas outras confederações, saberemos os classificados diretos da América do Sul, da América do Norte e Central e na Europa, além dos play-offs de novembro.

* Anteriormente, Cabo Verde tinha avançado, mas devido a escalação irregular de jogador, acabou 'transferindo' os três pontos para a Tunísia, que se classificou para o mata-mata.
 
Em novembro: Os play-offs europeus, sul-americanos x asiáticos e africanos definirão os outros classificados para o Mundial, restando então apenas o sorteio dos grupos, em dezembro.
___________________________________________________
SORTEIO DOS GRUPOS: Em 6 de dezembro, na Costa do Sauípe, na Bahia

Depois das definições dos classificados, no dia 6 de dezembro, a FIFA fará o sorteio dos grupos, oito no total (A, B, C, D, E, F, G e H, com quatro seleções cada) e os já conhecidos cruzamentos. Até lá, muita tensão para os próprios classificados! 

Informações: Site da FIFA/GLOBOESPORTE.COM
Arte: GLOBOESPORTE.COM 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ajuda no Super Mario World #1: Quer voar? Saiba como!

Valeu Amigo: uma música muito emocionante...

Músicas-- Por: Décio Lucas -- Edição #1-- Faço Chover (Calcinha Preta).

Globo mudará programação por conta do Carnaval, Futebol e Olimpiadas de Inverno; veja como fica

Horário de Verão chega ao fim às 0h deste domingo (18); saiba mais

Aprendendo Mais- #6- Energia Nuclear: Pontos Positivos e Pontos Negativos.

Retrospectiva 2017 - #1: o ano da faixa de reprises da Globo

Liberdade de Expressão: Será que todo mundo tem direito?

Após Théo, de Salve Jorge, Rodrigo Lombari pode voltar às novelas em "Meu Pedacinho de Chão"; confira as últimas informações

Papa Bento XVI celebra tradicional Missa do Galo no Vaticano