'Matando a Saudade': Patrícia Marx- Te Cuida Meu Bem

Você já teve ter visto que o quadro Músicas traz apenas músicas dos anos de 2000 pra lá, não é? São músicas da Banda Calypso, Mala Sem Alça, Luan Santana e outros artistas atuais, do "momento". Por isso, vamos lançar o novo quadro do blog, o Matando a Saudade, que trará músicas dos anos 70, 80 e 90, além de programas, novelas, filmes e etc, mais vamos trazer mais músicas!

E para abrir o Matando a Saudade com chave de ouro, uma música dos anos 80 é destaque: de Patrícia Marx, "Te Cuida meu Bem", que foi reconhecida por várias vezes a melhor música pelo Globo do Ouro, programa da Rede Globo que foi exibido entre 1972 e 1990 e merece o reconhecimento da gente, claro!

Matando a Saudade- #1: "Te Cuida Meu Bem", de Patrícia Marx.

Antes de saber a minha opinião, ver a letra e ouvir a música, vamos saber mais sobre Patrícia Marx!

Matando a Saudade: Biografia de Patrícia Marx


Quem via pela TV aquela pequena menina de 7 anos dublando sucessos de Kate Bush e Gal Costa nos anos 80 não poderia imaginar a grande cantora que estaria se revelando com o passar dos anos. 

Aos 9 anos, depois de ganhar diversos prêmios e ficar em segundo lugar no Festival Internacional da Criança, do SBT, ela grava sua primeira música, na coletânea do próprio festival. No mesmo concurso, Patrícia conhece Luciano, com quem formou uma dupla e chegou a gravar o disco Clube da Criança, com participações de Xuxa e do palhaçoo Carequinha. 

No ano seguinte, em 83, Juninho Bill entra para a turma e a dupla então vira o trio Trem da Alegria, o fenômeno da música infantil que durante os quatro anos seguintes 'distribuiu' hits como "Piuí Abacaxi", "É de Chocolate" e "Uni Duni Te" por todo o Brasil. 

Ao deixar o Trem da Alegria, em 87, Patrícia sai em carreira solo e lança no ano seguinte seu primeiro trabalho, intitulado 'Paty'. Nesse disco, o hit "Festa do Amor" tornou-se um sucesso, entrando para a trilha sonora da novela Bambolê, da Rede Globo. 


LP 'Patrícia', de 1989 (Foto: Reprodução/Google)
Em 89, aproveitando o embalo de sua carreira, ela lança 'Patrícia', de onde saíram os hits "Certo ou Errado" e "Cedo Demais". No ano seguinte, lança 'Incertezas', que contava com as colaborações de ninguém menos que Ed Motta, Engenheiros do Hawai e que marca uma fase de transição na carreira dela, onde começava a deixar a adolescência para trás. "Sonho de Amor" e "Destino" foram os destaques desse disco. 

Dois anos depois, mais madura e cada vez mais focalizada em desenvolver seu talento, ela deixa a BMG e lança o CD 'Neoclássico', em que interpreta grandes sucessos de nomes como Rita Lee, Pixinguinha, Tom Jobim e Noel Rosa, entre outros. A curiosidade desse disco é que apesar de reunir canções que fizeram sucesso no Brasil, ele foi lançado somente no Japão e pouquíssimas cópias chegaram por aqui. 

Ainda no começo dos anos 90, Patrícia entra em nova fase de sua carreira, voltando com um visual mais sensual e de gravadora nova, a Universal, por onde gravou mais três discos: 'Ficar Com Você, 'Quero Mais' e 'Charme do Mundo', os três pelo selo Lux, de Nelson Motta. Em 'Ficar Com Você', Patrícia volta com um estilo mais dançante e emplaca novamente uma trilha sonora, desta vez para a novela A Viagem, com a música "Quando Chove". 

Seu segundo disco pelo selo de Nelson Motta, 'Quero Mais' trouxe mais um hit para a coleção de Patrícia: a música "Sei Que Você Não Vai", uma regravação do clássico dos anos 70, Never Can Say Goodbye, onde já estão mais presentes as influências do R'n'B e batidas eletrônicas. Já em 98, seu terceiro disco pela Lux Music, 'Charme do Mundo', foi produzido por João Marcello Bôscoli e Max de Castro, que misturaram Bossa Nova e música eletrônica à voz impecável de Patrícia, em regravações de clássicos de outros artistas. 
Patricia Marx (Foto: Manuela Scarpa/ Photo Rio News)
Patrícia Marx, em 2012, no show '30 Anos Acústico' (Foto: Reprodução/EGO)
Com o fim de seu contrato com a Universal, Patrícia viajou para Nova York e mais nove cidades do Japão para divulgar 'Millenium', uma compilação com alguns dos melhores momentos da cantora em toda a sua carreira. As versões 'ao vivo' de "Samba de Verão", com Marcos Valle e "Sabiá", com Nelson do Cordel abrem a seleção de 20 sucessos de Patrícia, que após esse disco resolve parar para 'respirar' por quatro anos. 


Nesse meio tempo ela se casou com o produtor Bruno E, com quem teve um filho, o pequeno Artur, e aproveitou a pausa para refletir e reciclar as idéias. Quatro anos depois, de volta de seu retiro, surge uma nova Patrícia, musicalmente mais eletrônica e com letras mais sensíveis, falando de espiritualidade, gravidez e outras experiências vividas por ela nesse período. Toda essa nova fase de Patrícia Marx pode ser encontrada no recém-lançado CD 'Respirar', que mistura elementos acústicos de música brasileira com programações de música eletrônica e mostra mais uma faceta da versátil cantora que é. 



Matando a Saudade: Letra de "Te Cuida Meu Bem".

Esse seu jeito de hipnotizar
Não vai adiantar comigo não
E quando eu quero,
Eu só sei somar
Eu não sei dividir sua atenção
Se você olha para outro lugar
Eu fico verde, fico cabreira
E faço tudo só pra te agradar
Porque eu só sei gostar
Pra vida inteira
Conversa mole,tanto bla,bla,bla
Sem essa de explicar
Pra que saber
Gato escaldado sabe num olhar
Se o tempo vai mudar
Se vai chover
Pise mansinho no meu coração
Que é pra não machucar
A minha grama
Dou cobertura pra você ficar
E quando precisar
Você me chama
Vou avisar,te cuida meu bem
Se vacilar,te cuida meu bem
Pra que fugir, sair por aí
Se o que você quiser (2x)
Comigo você tem

Conversa mole,tanto bla,bla,bla
Sem essa de explicar
Pra que saber
Gato escaldado sabe num olhar
Se o tempo vai mudar
Se vai chover
Pise mansinho no meu coração
Que é pra não machucar
A minha grama
Dou cobertura pra você ficar
E quando precisar
Você me chama
Vou avisar,te cuida meu bem
Se vacilar,te cuida meu bem
Pra que fugir, sair por aí
Se o que você quiser

Matando a Saudade: Vídeo- 'Te Cuida Meu Bem'.



Matando a Saudade: Opinião- Te Cuida Meu Bem

Com certeza, 'Te Cuida Meu Bem', dos anos 80, pode ser considerada uma das melhores músicas dessa década e com certeza encantará várias gerações. A Primeira vez que eu ouvi essa música foi na madrugada de quarta-feira (06/03) para quinta (7), no Correio da Saudade, da Rádio 98.3, a Rádio Correio e gostei dela a primeira vista. E pensei: pô, será que essas músicas (que passam dentro do Correio da Saudade) tem a capacidade de encantar novas gerações? E eu acho que sim, e por isso produzo agora, o Matando a Saudade, que já tem edições produzidas a todo vapor. 

O Matando a Saudade é um quadro independente do Músicas, ou seja, ele está sendo preparado para ficar colado com o 'Músicas'.

A Próxima Edição está prevista para este sábado (9)*. Não Perca!

* Caso ocorra algum contratempo, a edição será adiada para o sábado (10) ou outro qualquer dia oportuno. Fica o esclarecimento que é uma previsão, que pode ou não acontecer, dependendo do tempo do Décio Lucas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ajuda no Super Mario World #1: Quer voar? Saiba como!

Músicas-- Por: Décio Lucas -- Edição #1-- Faço Chover (Calcinha Preta).

Curti| Não Curti #02: O Que Décio curtiu e não curtiu?

Escolinha do Gugu: Elenco do programa é demitido e oficializa a extinção

Aprendendo Mais- #6- Energia Nuclear: Pontos Positivos e Pontos Negativos.

SBT volta atrás e acaba desistindo da demissão de Patati Patatá

Horário de Verão chega ao fim às 0h deste domingo (18); saiba mais

Músicas! (03/12): Pollo, Vagalumes. Escute agora!

Liberdade de Expressão: Será que todo mundo tem direito?