Missão a Marte deve usar fezes para proteger astronautas de radiação


Inspirational Mars é o nome proposto para a missão que visa levar o homem a Marte em 2018. Pensado pela organização sem fins lucrativos de mesmo nome, o projeto deseja proteger seus astronautas das radiações nocivas do espaço através de escudos na nave, feitos com as fezes de seus dois ocupantes, além de comida e água armazenada para a viagem. Numa viagem de 501 dias pelo espaço a chance de desenvolver câncer em virtude da exposição à radiação espacial sobre 3%.
Imagem revela como deverá ser a Inspirational Mars (Foto: Reprodução)
Imagem revela como deverá ser a Inspirational Mars (Foto: Reprodução)

Na nave a ser construída, um casal vai em uma viagem de reconhecimento ao planeta vermelho. Como o espaço é um lugar extremamente inóspito para a vida humana, é necessário que as paredes da aeronave sejam capazes de blindar, o máximo possível, seus ocupantes das várias formas de radiação que cruzam o Sistema Solar.

De acordo com Taber MacCallum, um dos membros da equipe de projeto da Inspirational Mars, fezes humanas são um excelente escudo de radiação. Tendo em vista que a viagem dos astronautas levaria mais de um ano, a ideia é que os dejetos sejam reaproveitados. Dispostos em sacos, eles seriam alinhados às paredes da nave, envolvendo todo o habitáculo e aprimorando a proteção conforme o tempo passasse.
Além disso, de acordo com o projeto, os dejetos seriam desidratados e a água extraída, purificada e reutilizada ao longo da viagem. Como, a princípio, não haverá fezes para a montagem do escudo protetor, a Inspirational Mars usará comida e água nas paredes da espaçonave. Conforme os mantimentos forem sendo consumidos, os próprios astronautas devem fazer a substituição. Como os alimentos apenas bloqueiam as radiações, não há risco de que os suprimentos tornem-se tóxicos.

A Inspirational Mars não pretende pousar em Marte, apenas fazer uma viagem orbital, como a realizada pela Apollo 8 na Lua e que se confirmou fundamental no processo de criação dos conhecimentos e dos protocolos necessários para que a Apollo 11 fosse bem-sucedida em sua jornada.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ajuda no Super Mario World #1: Quer voar? Saiba como!

Valeu Amigo: uma música muito emocionante...

Músicas-- Por: Décio Lucas -- Edição #1-- Faço Chover (Calcinha Preta).

Globo mudará programação por conta do Carnaval, Futebol e Olimpiadas de Inverno; veja como fica

Horário de Verão chega ao fim às 0h deste domingo (18); saiba mais

Aprendendo Mais- #6- Energia Nuclear: Pontos Positivos e Pontos Negativos.

Retrospectiva 2017 - #1: o ano da faixa de reprises da Globo

Liberdade de Expressão: Será que todo mundo tem direito?

Após Théo, de Salve Jorge, Rodrigo Lombari pode voltar às novelas em "Meu Pedacinho de Chão"; confira as últimas informações

Papa Bento XVI celebra tradicional Missa do Galo no Vaticano