POLÊMICA NO 'ENEM 2012': Candidatos fazem redação de como fazer miojo e até com hino nacional e tem mais de 500 pontos; entenda

Cada ano ocorre o ENEM- Exame Nacional do Ensino Médio- e consequentemente, cada ano tem suas polêmicas. Não é diferente do ENEM 2012. Dois casos foram questionados e abaixo, cada um está disponível para vocês entender.

1° CASO- Candidato escreve receita de miojo  na redação do Enem e tira nota 500!



Trecho da redação do Enem em que um candidato ensina como preparar miojo
Trecho da Redação em que candidato ensina a fazer miojo (Foto: ENEM 2012/Reprodução)
Um candidato resolveu descrever como preparar um miojo no meio da redação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2012, que tinha como tema o movimento imigratório para o Brasil no século 21, e recebeu 560 pontos - a nota máxima é 1.000. A informação é do jornal "O Globo". Ontem (18), o jornal carioca também informou que redações com nota máxima apresentaram erros como "trousse", "enchergar" e "rasoavel". 


O candidato escreveu dois parágrafos sobre o tema proposto e depois dedicou um parágrafo inteiro ao preparo do macarrão instantâneo  "Para não ficar muito cansativo, vou agora ensinar a fazer um belo miojo, ferva trezentos ml's de água em uma panela, quando estiver fervendo, coloque o miojo, espere cozinhar por três minutos, retire o miojo do fogão, misture bem e sirva".

Após passar a receita, o estudante voltou a escrever sobre a imigração. Segundo o jornal, o candidato recebeu 120 pontos (de um total de 200) na competência 2 da correção, que avalia a compreensão da proposta da redação e a aplicação de conhecimentos para o desenvolvimento do tema. Já na competência 3, que avalia a coerência dos argumentos, o candidato recebeu metade dos pontos possíveis -- 100 de 200.

Em nota enviada ao jornal "O Globo", o MEC afirmou que "a presença de uma receita no texto do participante foi detectada pelos corretores e considerada inoportuna e inadequada, provocando forte penalização especialmente nas competências 3 e 4". O órgão disse entender que o aluno não fugiu do tema nem teve a intenção de anular a redação, pois não feriu os direitos humanos e não usou palavras ofensivas.


2° CASO- Redação com Hino do Palmeiras recebe nota 500 no ENEM!


Redprodução
Trecho de redação do Enem 2012 com hino do Palmeiras
(Foto: ENEM 2012/Reprodução)

Um estudante de São José do Rio Preto (443 km de São Paulo) incluiu trechos do hino do Palmeiras na redação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) de 2012, que teve como tema os recentes fluxos migratórios para o Brasil. O texto recebeu 500 pontos, de uma nota máxima possível de 1000.

Na redação, publicada nas redes sociais, o estudante Fernando César Maioto Júnior começa dizendo que "a expansão do território e sua qualidade de vida" fizeram do Brasil um "refúgio de imigrantes".

Após questionar se o país está em condições de receber esse fluxo de pessoas, ele inclui trechos do hino do time do coração: "As capitais, praias e as maiores cidades são os alvos mais frequentes dos imigrantes, porque quando surge o alviverde imponente no gramado onde a luta o aguarda, sabe bem o que vem pela frente e que a dureza do prélio não tarda. (...)".

No início de janeiro, Maioto Júnior brincou sobre sua prova no Facebook: "O melhor do Enem é fazer uma redação com o hino do Palmeiras, e ainda tirar nota. Ufa que eu já passei por esta fase. E desejo toda a sorte para quem esta passando por ela", disse. "O Enem só me faz rir".

Esse não é o primeiro texto a receber notas "polêmicas" no Enem 2012. O jornal O Globo revelou que um estudante tirou 560 pontos com um texto que trazia uma receita de como se preparar um miojo e redações que tiveram pontuação máxima continham erros grosseiros de ortografia e concordância verbal.

Agora é esperar para saber se o MEC irá deixar as notas 500 nas duas redações ou se haverá alterações. Qualquer nova informação postaremos aqui.

Sites auxiliadores para a postagem:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ajuda no Super Mario World #1: Quer voar? Saiba como!

Valeu Amigo: uma música muito emocionante...

Músicas-- Por: Décio Lucas -- Edição #1-- Faço Chover (Calcinha Preta).

Globo mudará programação por conta do Carnaval, Futebol e Olimpiadas de Inverno; veja como fica

Horário de Verão chega ao fim às 0h deste domingo (18); saiba mais

Aprendendo Mais- #6- Energia Nuclear: Pontos Positivos e Pontos Negativos.

Retrospectiva 2017 - #1: o ano da faixa de reprises da Globo

Liberdade de Expressão: Será que todo mundo tem direito?

Após Théo, de Salve Jorge, Rodrigo Lombari pode voltar às novelas em "Meu Pedacinho de Chão"; confira as últimas informações

Papa Bento XVI celebra tradicional Missa do Galo no Vaticano