Opinião: Novelas à tarde acirram ainda mais a rivalidade entre as emissoras

Por Décio Lucas Pereira Rodrigues

Globo, Record e SBT. As três maiores emissoras do país resolveram transformar das suas tardes um verdadeiro "Vale a Pena Ver de Novo", já que as três, atualmente, reexibem novelas que já fizeram sucesso no horário nobre ou novelas de outros países, como o caso do SBT, que reexibe tramas que fizeram sucesso no México.

Globo resolve reexibir duas novelas em sequência, sem a "Sessão da Tarde" pela 1ª vez; Record extingue "Programa da Tarde e exibe duas novelas; SBT adota expediente desde 2010

A Globo reexibe seus principais sucessos desde 1980, mas somente nesta década começou a fazer a famosa "dobradinha", muito usada por SBT e Record. O SBT começou a adotar o esquema de reprises à tarde a partir de 2010 e começou a fazer sucesso em 2011, com as famosas tramas mexicanas. Já a Record, já fez várias tentativas de reprises, mas sempre registrava baixas audiências. Com a audiência baixíssima do Programa da Tarde, resolveu tentar novamente com a adoção da reprise de duas novelas à tarde, que estrearam na última segunda (27).

Nessa nova fase, nota-se que entre 15h e 18h30- cerca de três horas e meia- , todas as emissoras resolveram transformar suas tardes em verdadeiros "Vale a Pena Ver de Novo", como já citado anteriormente. A Globo, vendo a Record tomar a atitude de reprisar duas novelas à tarde- uma das 14h45 até às 15h45 e outra das 15h45 até 16h45, resolveu cancelar a Sessão da Tarde até o próximo dia 10 de agosto (segunda-feira, quando volta a ser exibida), para reexibir os primeiros capítulos de Caminho das Índias emendados com os últimos capítulos de O Rei do Gado. O SBT também não fica atrás, emendando três horas de novelas: às 15h30, reexibe Pérola Negra; às 16h30, Coração Indomável; e às 17h30, A Usupradora. O SBT ainda tem um quarto horário de reprises - atualmente -, às 21h30, quando reexibe "Carrossel".

Essa aposta de novelas à tarde é uma ótima ideia para tentar atrair os telespectadores e acirrar ainda mais a disputa e a rivalidade entre as emissoras. Atualmente, a Globo já viu a sua tradicional sessão de filmes estar desgastada e resolveu mudar. Pelo primeiro dia, deu certo: 13 pontos com pico de 18* foi a audiência registrada pelo primeiro capítulo da reprise de Caminho das Índias (2009), que entregou em alta para O Rei do Gado (1995), que registrou 21 pontos*. O SBT, que já investe nas reprises desde 2010, segue com a vice-liderança isolada, vencendo, assim a Record, que no primeiro dia de reprises chegou a quase zerar, logo depois do término de "Dona Xepa", que registrou pífios 2.5 (2) pontos*: às 16h46 de ontem, segundo real time de São Paulo, registrava 0.9 ponto, correspondente a 1 ponto, mas mostra que reexibir novelas não é uma boa para a Record.

Nos próximos 9 dias, veremos a Globo nessa nova aposta com duas novelas na sequência e a Record também investindo nessa ideia. Será que veremos mudanças nos próximos dias? Vamos acompanhar os próximos capítulos.

* Índices referentes ao estado de São Paulo. Medição realizada pelo IBOPE. Cada ponto é referente a uma amostra de 67 mil domicílios.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ajuda no Super Mario World #1: Quer voar? Saiba como!

Valeu Amigo: uma música muito emocionante...

Músicas-- Por: Décio Lucas -- Edição #1-- Faço Chover (Calcinha Preta).

Globo mudará programação por conta do Carnaval, Futebol e Olimpiadas de Inverno; veja como fica

Horário de Verão chega ao fim às 0h deste domingo (18); saiba mais

Aprendendo Mais- #6- Energia Nuclear: Pontos Positivos e Pontos Negativos.

Retrospectiva 2017 - #1: o ano da faixa de reprises da Globo

Liberdade de Expressão: Será que todo mundo tem direito?

Após Théo, de Salve Jorge, Rodrigo Lombari pode voltar às novelas em "Meu Pedacinho de Chão"; confira as últimas informações

Papa Bento XVI celebra tradicional Missa do Galo no Vaticano