Aprendendo Mais || Esquenta ENEM 2016: Ecologia
O Aprendendo Mais entra na sua primeira edição do mês de setembro, e como pode ser constatado, faltam pouco menos de dois meses para a realização do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio). Diante desse fato, a partir deste domingo (11), vou trazer uma série de conteúdos e dicas do que podem cair na prova deste ano.
O resultado desses estudos podem ser bem proveitosos, se você parar por um tempo e querer buscar o que você quer no seu futuro, seja qual curso você for fazer. Nesta primeira edição, vamos falar de um dos conteúdos da área de Genética, bastante cobrada na disciplina Biologia: Ecologia. A seguir, você confere tudo sobre o conteúdo, e na sequência, algumas questões sobre o assunto. Confira! E bons estudos!
• Aprendendo Mais || Esquenta ENEM 2016
- Conteúdo: Ecologia
- Área/disciplina: Ciências da Natureza e suas tecnologias / Biologia
ECOLOGIA
● O que a ecologia estuda?
A floresta Amazônica apresenta uma vegetação riquíssima. E a variedade de animais também é enorme. Calcula-se que em uma única árvore da floresta Amazônica podem ser encontradas mais de mil espécies diferentes de insetos.
De fato, se reunirmos todas as florestas tropicais do planeta, veremos que nelas se encontra mais da metade das espécies vivas. Podemos dizer então que a floresta Amazônica possui uma grande biodiversidade.
Veja agora uma foto da caatinga. A vegetação já é bem diferente.
Porque existe essa diferença? Essa é uma das muitas perguntas que a ecologia tenta responder.
Veja só mais alguns exemplos de questões importantes, relacionadas à nossa vida, e as quais a ecologia tenta responder: "O que pode acontecer se um floresta for destruída?"; "É possível explorar uma floresta sem provocar a sua destruição?", "Como o ser humano interfere na vida dos outros organismos?"; "O que provoca o aumento da temperatura na Terra?"; "E o que pode acontecer se a temperatura da Terra aumentar muito?"; etc.
Vamos dar um exemplo. Considere o Bugio, um dos maiores macacos neotropicais, vivem deste a Bahia até o Rio Grande do Sul. Vive em bandos de três a doze indivíduos, de ambos os sexos e várias idades, chefiados por um macho adulto. Sua dieta é predominantemente folívora (folhas). Os outros alimentos são: flores, brotos, frutos, caules de trepadeiras.
A Ecologia pode estudar:
• as relações que um bando de Bugios tem com os outros seres da floresta;
• a influência do clima sobre todos os organismos da floresta;
• a influência das florestas neotropicais sobre o clima;
• a influência da ação do ser humano sobre o clima de todo o planeta.
Você pode concluir que a ecologia é um campo de estudo muito amplo. E todas essas informações nos ajudam a melhorar o ambiente em que vivemos, diminuindo a poluição, conservando os recursos naturais e protegendo nossa saúde e a das gerações futuras.
Resumindo: Ecologia é a ciência que estuda as relações dos seres vivos entre si e com o ambiente.
| TERMOS UTILIZADOS NA ECOLOGIA
■ Habitat: O habitat é o lugar na natureza onde uma espécie vive. Por exemplo, o habitat da planta vitória régia são os lagos e as matas alagadas da Amazônia, enquanto o habitat do panda são as florestas de bambu das regiões montanhosas na China e no Vietnã.
■ Nicho ecológico: O nicho é um conjunto de condições em que o indivíduo (ou uma população) vive e se reproduz. Pode se dizer ainda que o nicho é o "modo de vida" de um organismo na natureza. E esse modo de vida inclui tanto os fatores físicos - como a umidade, a temperatura, etc - quanto os fatores biológicos - como o alimento e os seres que se alimentam desse indivíduo.
Vamos explicar melhor: O nicho do Bugio, por exemplo, inclui o que ele come, os seres que se alimentam dele, os organismos que vivem juntos ou próximo dele, e assim por diante. No caso de uma planta, o nicho inclui os sais minerais que ela retira do solo, a parte do solo de onde os retira, a relação com as outras espécies, e assim por diante.
O nicho mostra também como as espécies exploram os recursos do ambiente. Assim a zebra, encontrada nas savanas da África, come as ervas rasteiras, enquanto a girafa, vivendo no mesmo hábitat, come as folhas das árvores.
■ População: Indivíduos de uma mesma espécie que vivem em determinada região formam uma população. Por exemplo: as onças do pantanal formam uma população.
As capivaras também podem ser encontradas no pantanal, mas fazem parte de outra população, já que são de outra espécie.
Às vezes a população pode aumentar muito, por exemplo, em meados do século XIX, alguns coelhos selvagens foram levados da Inglaterra para a Austrália, para serem usados nas caçadas. Na Europa, as populações de coelhos eram naturalmente controladas por diversos predadores e parasitas. Na Austrália, porém não existiam tantas espécies que atacavam coelhos. O resultado é que esse animal se reproduziu rapidamente chegando a atingir mais de 200 milhões de indivíduos, que passaram a destruir as plantações e as pastagens da Austrália. Isso mostra o perigo de se introduzir num novo ambiente um organismo não nativo.
Esta é mais uma das questões que a ecologia estuda: "O que faz o número de indivíduos de uma população aumentar, diminuir ou permanecer constante?".
■ Comunidade: Na figura abaixo, podemos perceber que no mar existem diversos animais e vários tipos de plantas. E há também seres muito pequenos - tão pequenos que só podem ser vistos com aparelhos especiais como os microscópios, que possuem lentes especiais que ampliam a imagem dos seres observados.
Se colocarmos uma gota da água do mar no microscópio, veremos um número imenso desses pequenos seres vivos.
Pense quantos organismos diferentes podem ser encontrados num jardim: grama, roseiras, minhocas, borboletas, besouros, formigas, caracóis, sabiás, lagatixas...
Todos os seres vivos de determinado lugar e que mantêm relações entre si formam uma comunidade. A comunidade do mar abaixo é composta por peixes, algas, plantas, os seres microscópios, enfim todas as populações lá existentes.
■ Ecossistema: É o conjunto dos relacionamentos que a fauna, flora, microorganismos (fatores bióticos) e o ambiente, composto pelos elementos solo, água e atmosfera (fatores abióticos) mantém entre si. Todos os elementos que compõem o ecossistema se relacionam com equilíbrio e harmonia e estão ligados entre si. A alteração de um único elemento causa modificações em todo o sistema podendo ocorrer a perda do equilíbrio existente. Se por exemplo, uma grande área com mata nativa de determinada região for substituída pelo cultivo de um único tipo de vegetal, pode-se comprometer a cadeia alimentar dos animais que se alimentam de plantas, bem como daqueles que se alimentam destes animais.
A delimitação do ecossistema depende do nível de detalhamento do estudo. Por exemplo, se quisermos estudar o ecossistema de um canteiro do jardim ou do ecossistema presente dentro de uma planta como a bromélia.
■ Biosfera: Ainda não temos conhecimento da existência de outro lugar no Universo, além da Terra, onde aconteça o fenômeno a que chamamos de vida.
A vida na Terra é possível porque a luz do Sol chega até aqui. Graças a sua posição em relação ao Sol, o nosso planeta recebe uma quantidade de energia solar que permite a existência da água em estado líquido, e não apenas em estado sólido (gelo) ou gasoso (vapor). A água é essencial aos organismos vivos. A presença de água possibilita a vida das plantas e de outros seres capazes de produzir alimento a partir da energia solar e permite também, indiretamente, a sobrevivência de todos os outros seres vivos que se alimentam de plantas ou animais. Pela fotossíntese que há a absorção de água e gás carbônico e liberação de oxigênio, a energia do Sol é transformada em um tipo de energia presente nos açucares, que pode então ser aproveitada por seres que realizam esse processo e por outros seres a eles relacionados na busca por alimento.
A Terra pode ser dividida assim:
• Litosfera - a parte sólida formada a partir das rochas;
• Hidrosfera - conjunto total de água do planeta (seus rios, lagos, oceanos);
• Atmosfera - a camada de ar que envolve o planeta;
• Biosfera - as regiões habitadas do planeta.
Biosfera é o conjunto de todos os ecossistemas da Terra. É um conceito da Ecologia, relacionado com os conceitos de litosfera, hidrosfera e atmosfera. Incluem-se na biosfera todos os organismos vivos que vivem no planeta, embora o conceito seja geralmente alargado para incluir também os seus habitats.
A biosfera inclui todos os ecossistemas que estão presentes desde as altas montanhas (até 10.000 m de altura) até o fundo do mar (até cerca de 10.000 m de profundidade).
Nesse diferentes locais, as condições ambientais também variam. Assim, a seleção natural atua de modo diversificado sobre os seres vivos em cada região. Sob grandes profundidades no mar, por exemplo, só sobrevivem seres adaptados à grande pressão que a água exerce sobre eles e a baixa (ou ausente) luminosidade. Já nas grandes altitudes montanhosas, sobrevivem seres adaptados a baixas temperaturas e ao ar rarefeito.
Na biosfera, portanto, o ar, a água, o solo, a luz são fatores diretamente relacionados à vida.
| Os Principais ecossistemas brasileiros: O Brasil possui uma grande diversidade de ecossistemas. Quase todo o seu território está situado na zona tropical. Por isso, nosso país recebe grande quantidade de calor durante todo o ano, o que favorece essa grande diversidade. Veja, no mapa a seguir, exemplos dos principais ecossistemas encontrados no Brasil.
• Floresta Amazônica: Estende-se além do território nacional, com chuvas frequentes e abundantes. Apresenta flora exuberante, com espécies, como a seringueira, o guaraná, a vitória-régia, e é habitada por inúmeras espécies de animais, como o peixe-boi, o boto, o pirarucu, a arara. Para termos uma idéia da riqueza da biodiversidade desses ecossistemas, ele apresenta, até o momento, 1,5 milhão de espécies de vegetais identificadas por cientistas.
• Mata de cocais: A mata de cocais situa-se entre a floresta amazônica e a caatinga. São matas de carnaúba, babaçu, buriti e outras palmeiras. Vários tipos de animais habitam esse ecossistema, como a araracanga e o macaco cuxiú.
• Pantanal mato-grossense: Localizado na região Centro-Oeste do Brasil, engloba parte dos estados do Mato Grosso e do Mato Grosso do Sul. Área que representa a terra úmida mais importante e conhecida do mundo (maior planície alagável do planeta), com espantosos índices de biodiversidade animal. Sofre a influência de diversos ecossistemas, como o cerrado, a floresta Amazônica, a mata Atlântica, assim como os ciclos de seca e cheia, e de temperaturas elevadas. São 140 mil quilômetros quadrados só no Brasil, equivalente a 5 Bélgicas ou ao território de Portugal. É onde vivem jacarés - cerca de 32 milhões - , 365 espécies de aves, 240 de peixes, 80 de mamíferos e 50 de répteis. Mais de 600.000 capivaras habitam a região. O pantanal é escolhido como pouso de milhões de pássaros, entre eles o tuiuiús, a ave-símbolo da região. Os cervos-do-pantanal, bem mais raros, também fazem parte da fauna local.
• Campos sulinos: Os campos sulinos são formações campestres encontradas no sul do país, passando do interior do Paraná e Santa Catarina até o sul do Rio Grande do Sul. Os campos sulinos são conhecidos como pampas, termo de origem indígena que significa "regiões planas". Em geral, há predomínio das gramíneas, plantas conhecidas como grama ou relva. Animais como o ratão-do-banhado, preá e vários tipos de cobras são ali encontrados.
• Caatinga: A caatinga localiza-se na maior parte da região Nordeste. No longo período da seca, a vegetação perde as folhas e fica esbranquiçada. Esse fato originou o nome caatinga que na língua tupi, significa "mata branca". Os cactos, como o mandacaru, o xique-xique e outras plantas, são típicos da caatinga. A fauna inclui as cobras cascavel e jibóia, o gambá, a gralha, o veado-catingueiro etc.
• Restinga: A restinga é típica do litoral brasileiro. Os seres que habitam esse ecossistema vivem em solo arenoso, rico em sais. Parte desse solo fica submersa pela maré alta. Encontramos nesse ecossistema animais como maria-farinha, besourinho-da-praia, viúva-negra, gavião-se-coleira, coruja-buraqueira, tiê-sangue e perereca, entre outros. Como exemplos de plantas características da restinga podemos citar: sumaré, aperta-goéla, açucena, bromélias, cactos, coroa-de-frade, aroeirinha, jurema e taboa.
• Manguezal: A costa brasileira apresenta, desde o Amapá até Santa Catarina, uma estreita floresta chamada manguezal, ou mangue. Esse ecossistema desenvolve-se, principalmente, no estuário e na foz dos rios, onde há água salobra e local parcialmente abrigado da ação das ondas, mas aberto para receber a água do mar. Os solos são lodosos e ricos em nutrientes. Os manguezais são abrigos e berçários naturais de muitas espécies de caranguejos, peixes e aves. Apresentam um pequeno número de espécies de árvores, que possuem raízes-escoras. Essas raízes são assim chamadas por serem capazes de fixar as plantas em solo lodoso.
• Cerrado: O cerrado ocorre principalmente na região Centro-Oeste. A vegetação é composta de arbustos retorcidos e de pequeno porte, sendo as principais espécies: o araçá, o murici, o buriti e o indaiá. É o habitat do lobo-guará, do tamanduá-bandeira, da onça-pintada etc.
• Mata Atlântica: Esse ecossistema estende-se da região do Rio Grande do Norte até o sul do país. Apresenta árvores altas e vegetação densa, pouco espaço vazio. É uma das áreas de maior diversidade de seres vivos do planeta. Encontra-se plantas como o pau-brasil, o ipê-roxo, o angico, o manacá-da-serra e o cambuci e várias espécies de animais, como a onça pintada, a anta, o queixada, o gavião e o mico-leão-dourado.
• Mata de araucária: A mata de araucária situa-se na região sub-tropical, no sul do Brasil, de temperaturas mais baixas. Entre outros tipos de árvores abriga o pinheiro-do-paraná, também conhecido como araucária. Da sua fauna destacamos, além da ema, a maior ave das Américas, a gralha-azul, o tatu, o quati e o gato-do-mato.
|| Referências Webgráficas
http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Ecologia/
http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Ecologia/Ecologia2.php
http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Ecologia/Ecologia3.php
http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Ecologia/Ecologia4.php
http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Ecologia/Ecologia5.php
http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Ecologia/Ecologia5_2.php
http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Ecologia/Ecologia6.php
|| QUESTÕES SOBRE O ASSUNTO
1. (ENEM 2012) "Não é de hoje que o homem cria, artificialmente, variedade de peixes por meio da hibridação. Esta é uma técnica muito usada pelos cientistas e pelos piscicultores porque os híbridos resultantes, em geral, apresentam maior valor comercial do que a média de ambas as espécies parentais, além de reduzir a sobrepesca no ambiente natural."
Terra da Gente, ano 4,n.47, mar.2008 (adaptado).
Sem controle, esses animais podem invadir rios e lagos naturais, se reproduzir e
A) originar uma nova espécie poliploide.
B) substituir geneticamente a espécie natural.
C) ocupar o primeiro nível trófico no hábitat aquático.
D) impedir a integração biológica entre as espécies parentais.
E) produzir descendentes com o código genético modificado.
Tema: Ecologia
Tópico: Bioinvasões
Gabarito: Letra B
Comentário da questão: O processo de hibridação consiste na mistura de conjuntos gênicos de espécies diferentes, cujo resultado final pode ser um indivíduo com características intermediárias. Dentro desse processo, chamamos de heterose (vigor híbrido) a superioridade dos filhos em relação aos pais. A hibridação é um processo natural e muito importante no mecanismo evolutivo. Contudo, este fato pode se tornar um problema quando a hibridação é causada por ações antrópicas, promovendo bioinvasões e levando à modificação de habitats ou alteração na composição genética das populações nativas. A hibridação de peixes representa um bom exemplo disso, pois quanto maior for a introgressão (fluxo gênico entre os híbridos), maior será a chance desta nova população se fixar no ambiente e perpetuar os prejuízos às espécies nativas.
2. (ENEM 2012) Para diminuir o acúmulo de lixo e o desperdício de materiais de valor econômico e, assim, reduzir a exploração de recursos naturais, adotou-se, em escala internacional, a política dos três erres: Redução, Reutilização e Reciclagem. Um exemplo de reciclagem é a utilização de:
A) garrafas de vidro retornáveis para cerveja ou refrigerante.
B) latas de alumínio como material para fabricação de lingotes.
C) sacos plásticos de supermercado como acondicionantes de lixo caseiro.
D) embalagens plásticas vazias e limpas para acondicionar outros alimentos.
E) garrafas PET recortadas em tiras para fabricação de cerdas de vassouras.
Tema: Ecologia
Tópico: Gestão de Resíduos
Gabarito: Letra B
Comentário da questão: A Gestão Integrada de Resíduos (GIR) consiste em um conjunto de medidas que objetiva diminuir a quantidade do lixo gerado nos grandes centros urbanos, bem como acompanhar todo o seu ciclo produtivo. Para tanto, utiliza-se a política dos três erres:
Reduzir: Diminuir a utilização de materiais não biodegradáveis; diminuir a quantidade de lixo que não possa ser reutilizado ou reciclado; reduzir a quantidade de resíduos descartáveis.
Reutilizar: Utilizar várias vezes o mesmo produto ou a mesma embalagem.
Reciclar: Transformar o resíduo, antes inútil, em matérias-primas para a fabricação de novos produtos.
A questão cobra do vestibulando o conhecimento de um exemplo dereciclagem, e o único que aparece é o processo do lingotamento, ou seja, o mecanismo pelo qual o metal fundido (aço, cobre, bronze ou alumínio) é solidificado em um produto semiacabado no formato de blocos ou placas, para otimizar o volume da produção. Tais blocos (lingotes) poderão servir de matéria prima na produção de rodas de automóveis, panelas, embalagens de alimento e peças em geral. Todos os outros exemplos mencionados referem-se à reutilização.
3. (ENEM 2012) "O menor tamanduá do mundo é solitário e tem hábitos noturnos, passa o dia repousando, geralmente em um emaranhado de cipós, com o corpo curvado de tal maneira que forma uma bola. Quando em atividade, se locomove vagarosamente e emite som semelhante a um assobio. A cada gestação, gera um único filhote. A cria é deixada em uma árvore à noite e é amamentada pela mãe até que tenha idade para procurar alimento. As fêmeas adultas têm territórios grandes e o território de um macho inclui o de várias fêmeas, o que significa que ele tem sempre diversas pretendentes à disposição para namorar!"
Ciência Hoje das Crianças, ano 19, n.174, Nov.2006 (adaptado).
Essa descrição sobre o tamanduá diz respeito ao seu:
A) habitat.
B) biótopo.
C) nível trófico.
D) nicho ecológico.
E) potencial biótico.
Tema: Ecologia
Tópico: Nicho Ecológico
Gabarito: Letra D
Comentário sobre a questão: As informações contidas no texto mencionam o papel funcional que o animal possui na comunidade, mostrando seus hábitos, seu comportamento e suas necessidades. Tais descrições dizem respeito ao nicho ecológico, ou seja, o conjunto de relações e atividades próprias de uma espécie revelando seu estilo de vida único e particular com que explora o ambiente. De acordo com o biólogo alemão Ernst Mayr, há duas maneiras de entender o conceito de nicho ecológico. Em uma visão clássica, haveria milhares de nichos em potencial já ocupados em uma dada região. Segundo essa interpretação, o nicho seria uma propriedade do ambiente. Outra visão é a que considera o nicho ecológico como uma propriedade da espécie que o ocupa, ou seja, ele é entendido como uma projeção daquilo que a espécie necessita do hábitat.
4. (ENEM 2012) Suponha que você seja um consultor e foi contratado para assessorar a implantação de uma matriz energética em um pequeno país com as seguintes características: região plana, chuvosa e com ventos constantes, dispondo de poucos recursos hídricos e sem reservatórios de combustíveis fósseis. De acordo com as características desse país, a matriz energética de menor impacto e risco ambiental é a baseada na energia:
A) Dos biocombustíveis, pois tem menor impacto ambiental e maior disponibilidade.
B) Solar, pelo seu baixo custo e pelas características do país favoráveis à sua implantação.
C) Nuclear, por ter menor risco ambiental e ser adequada a locais com menor extensão territorial.
D) Hidráulica, devido ao relevo, à extensão territorial do país e aos recursos naturais disponíveis.
E) Eólica, pelas características do país e por não gerar gases do efeito estufa nem resíduos de operação.
Tema: Ecologia
Tópico: Energias Alternativas
Gabarito: Letra E
Comentário sobre a questão: Pelas características geográficas mencionadas do país, o mais indicado seria a energia eólica. Esta possui baixo impacto ambiental, é a forma mais barata de energia alternativa e seu uso continuado é certo. A principal tarefa na avaliação do potencial eólico de uma região ou local é colocar instrumentos que medem e monitoram a força, a direção e a duração do vento ao longo do tempo. A energia eólica tem algumas desvantagens: (1) as turbinas, com suas hélices, matam as aves migratórias; (2) grandes fazendas eólicas utilizam extensas áreas de terra para estradas e hélices para os moinhos; (3) As turbinas podem degradar recursos cênicos de uma área - impactos visuais negativos.
5. (ENEM 2013) "Química Verde pode ser definida como a criação, o desenvolvimento e a aplicação de produtos e processos químicos para reduzir ou eliminar o uso e a geração de substâncias nocivas à saúde humana e ao ambiente. Sabe-se que algumas fontes energéticas desenvolvidas pelo homem exercem, ou têm o potencial para exercer, em algum nível, impactos ambientais negativos."
CORRÊA, A. G.; ZUN, V. G. (Orgs.). Química Verde: Fundamentos e aplicações: EdUFSCar, 2009.
À luz da Química Verde, métodos devem ser desenvolvidos para eliminar ou reduzir a poluição do ar causada especialmente pelas:
A) hidrelétricas.
B) termelétricas.
C) usinas geotérmicas.
D) fontes de energia solar.
E) fontes de energia eólica.
Tema: Ecologia
Tópico: Poluição Atmosférica
Gabarito: Letra B
Comentário sobre a questão: Dentre as fontes de energia mencionadas na questão, a alternativa que contempla a maior emissão de poluentes atmosféricos são as termelétricas. Uma usina termelétrica é uma fonte fixa de poluição que produz energia elétrica a partir da queima de combustíveis fósseis como carvão, gás natural ou óleo combustível, aquecendo a água e promovendo a liberação de vapor. Este por sua vez, faz girar as hélices de uma turbina cujo rotor gira juntamente com o eixo de um gerador, produzindo corrente elétrica. Esta atividade polui o ar com gases como óxidos de nitrogênio, óxidos de carbono, óxido de enxofre e hidrocarbonetos originados da combustão. Tais gases são nocivos tanto ao homem (problemas respiratórios e circulatórios) quanto ao ambiente (chuva ácida e aquecimento global). Apesar das hidrelétricas também terem sua parcela de contribuição na poluição do ar (os reservatórios hidrelétricos fazem a decomposição da matéria orgânica liberando metano e gás carbônico), os gases emitidos por conta do represamento da água são nocivos ao meio ambiente (efeito estufa), mas não à saúde humana.
6. (ENEM 2013) Plantas terrestres que ainda estão em fase de crescimento fixam grandes quantidades de CO2utilizando-o para formar novas moléculas orgânicas. No entanto, em florestas maduras, cujas árvores já atingiram o equilíbrio, o consumo de O2pela respiração tende a igualar sua produção pela fotossíntese. A morte natural de árvores nessas florestas afeta temporalmente a concentração de O2 e de CO2 próximo à superfície do solo onde elas caíram. A concentração de O2 próximo ao solo, no local da queda, será:
A) menor, pois haverá consumo de O2 durante a decomposição dessas árvores.
B) maior, pois haverá economia de O2 pela ausência das árvores mortas.
C) maior, pois haverá liberação de O2 durante a fotossíntese das árvores jovens.
D) igual, pois haverá consumo e produção de O2 pelas árvores maduras restantes.
E) menor, pois haverá redução de O2 pela falta da fotossíntese realizada pelas árvores mortas.
Tema: Ecologia
Tópico: Circulação da Matéria
Gabarito: Letra A
Comentário sobre a questão: Quando uma árvore cai no solo, esporos de fungos e bactérias instalam-se em seus tecidos e com a captação do oxigênio livre no ambiente ao redor, executam a decomposição aeróbica. Na verdade existem dois tipos de decomposição: aeróbica e anaeróbica. O que vai determinar qual dos processos vai ocorrer são as condições do meio e os tipos de micro-organismos existentes no local. A decomposição aeróbica é caracterizada pelo consumo de grandes quantidades de oxigênio para acontecer e também por promover a elevação da temperatura local. É mais rápida e mais completa que a anaeróbica, gerando gases inodoros como o gás carbônico e vapor de água. No processo anaeróbico, são gerados gases como o metano e sulfídrico, que causam um odor desagradável e também produz um líquido escuro denominado chorume (líquido com grande quantidade de poluentes) encontrado normalmente no fundo das latas de lixo. Este chorume é o principal causador da contaminação dos rios e do lençol freático. No contexto, a concentração de oxigênio nas proximidades do solo, no local da queda da árvore, será menor, pois haverá consumo deste gás durante a decomposição aeróbica.
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