Histórias de Elisa e Fátima tiveram finais merecidos em "Justiça"


"Justiça" está chegando ao seu final ---- a série exibe seus dois últimos episódios nesta quinta (22) e na sexta (23) ----, e do que foi constatado, foi uma das melhores produções da Globo no ano de 2016. E as duas melhores histórias da série já tiveram seus respectivos finais exibidos. Elisa teve sua jornada encerrada na segunda (19), com um final surpreendente e muito bem elaborado. Já Fátima encerrou sua história na terça (20), com, provavelmente, o único final feliz da série. Foram dois finais merecidos e que honraram tudo que as duas histórias mostraram durante suas cinco segundas e terças no ar.


A história de Elisa (Débora Bloch), desde o primeiro episódio foi uma das mais pesadas e reflexivas da série. A filha dela, Isabela (Marina Ruy Barbosa), tinha um relacionamento com o ciumento Vicente (Jesuíta Barbosa), mas quando o pai do rapaz sofre um golpe, ela acaba pensando em desistir do casamento. É quando Vicente flagra a então noiva no chuveiro com outro homem que foi ao ar uma das cenas mais impressionantes e impactantes da série: o assassinato a tiros de Isabela. Elisa aparecendo atrás de Vicente, desesperada, mostrou o quão talentosa é Débora Bloch, que conseguiu transmitir toda aquele sofrimento ao ver a filha ensanguentada. Aliás, a cena da mãe, desesperada, no chão, com o corpo da filha morta foi arrepiante. É aí que começa todo o caminho para a vingança de Elisa, que enquanto vê Vicente passar sete anos preso, vai treinando para assassinar aquele rapaz que acabou com a vida da filha dela.

Quando chegou o dia da saída de Vicente da cadeia, Elisa não pensa duas vezes e vai até o presídio com uma arma e aponta para o rapaz. No entanto, ao ver a filha dele, e a mulher do mesmo, ela acaba repensando e não o mata. Depois disso, eles acabam se encontrando várias vezes ao longo dos três episódios subsequentes (os dos dias 29 de agosto, 5 e 12 de setembro), e daí surge um controverso sentimento de amor, que acaba mostrando a dubiedade de Elisa, que provavelmente tentou superar ou pelo menos confortar a morte da filha com aquele homem que a matou e que deixava as lembranças da filha vivas para a mãe. No entanto, eles só se beijaram no final do episódio do dia 12 de setembro, quando Vicente acaba descobrindo que Elisa foi, no dia em que ele saiu da cadeia e tentou matar ele, e o rapaz acaba pedindo perdão a ela. O beijo provocou um sentimento de nojo ao ver aquelas duas pessoas que jamais deviam se envolver, mas que acabaram ficando juntos.

E ainda foram mais longe no último episódio, quando passaram a noite juntos na cama. No dia seguinte, a mulher dele, Regina, acaba indo até a casa dela e estapeia os dois e provoca uma total mudança de postura de Elisa, que agora vê que o que acabava de acontecer era um erro, mas resolve esquecer a vingança e joga a arma que iria usar para matar Vicente fora.


A separação de Regina e Vicente não demorou muito para se tornar em uma tentativa de reconciliação, que acabou sendo em função da filha, Isabela ---- mesmo nome da noiva que ele matou. Após ter a tese aprovada, Vicente acaba decidindo se distanciar de Elisa, que não ficaria mais responsável pela tese dele, mas ambos não deixariam de tentar ser amigos. Vicente acaba oferecendo carona para Elisa, que dentro do carro afirma que perdoar ele não seria possível, mas que ela estaria tentando remediar tudo aquilo. Na sequência, mais uma cena impactante: acontece uma batida de carro e Vicente fica gravemente ferido. Elisa, à princípio, liga para a emergência, mas acaba desistindo e concretizando, indiretamente, a sua vingança. Se livra de todas as lembranças da filha e do assassino da mesma, e resolve seguir a sua vida ao lado de Heitor. No entanto, Regina não aceita a morte de Vicente e afirma a Elisa que sabia que ela tinha alguma coisa a ver com o falecimento dele e começa a praticar tiros, reiniciando o ciclo de vinganças, agora com o alvo sendo a própria Elisa.


A trama das segundas de "Justiça" manteve a qualidade durante seus cinco episódios, e o sucesso e a repercussão da mesma foi gritante. Foram 27 pontos de média geral durante as cinco semanas de exibição (estreou com 30 pontos, marcou 27 no 2° episódio e 28, 25 e 25 nos episódios seguintes), se tornando um verdadeiro fenômeno. Fenômeno por sinal, muito merecido, para uma história que envolveu o público e que teve um ótimo final, mantendo a qualidade do enredo do começo ao fim. Jesuíta Barbosa e Débora Bloch interpretaram muito bem seus personagens, mostrando os ótimos atores que são.

Já a trama das terças, contou com o brilhantismo de Adriana Esteves. Fátima vivia feliz com seu marido e seus dois filhos, mas tudo muda com a chegada dos vizinhos Douglas (Enrique Diaz) e Kellen (Leandra Leal). Ela acaba tendo suas galinhas mortas pelo cachorro do casal. Quando Waldir (Ângelo Antônio), seu marido, é morto em uma briga de bar, tudo começa a desmoronar quando ela acorda, na mesma madrugada da perda do mesmo e vê seus filhos, Jesus (Bernardo Berruezo/Tobias Carrieris) e Mayara (Leticia Braga/Julia Dalavia), desesperados com o cachorro que estava agredindo o Jesus. Em um ato de extremo desespero, ela acaba matando o animal com três tiros, o que revolta Kellen, que acaba armando, juntamente com Douglas, para que Fátima fosse presa.


No dia seguinte, a personagem acaba presa, ao ser encontrada uma (de duas) latas com drogas dentro, o que faz com que ela fique presa por sete anos. Quando ela sai da cadeia, volta para o local onde tudo aconteceu e questiona Douglas sobre seus filhos e acaba sem saber muita coisa. Ao longo dos episódios, tenta refazer sua vida e enquanto trabalha, acaba sendo assaltada pelo próprio filho (que volta para casa depois) e mais adiante, descobre que sua filha, Mayara, acabou se tornando garota de programa.


No caminho, acaba conhecendo Firmino (Júlio Andrade), com quem acaba ficando junto no final. A história de Fátima em todos os episódios exibidos ficou marcada pelo drama evidente e curiosamente, foi o único episódio que teve um final feliz, muito merecido. Adriana Esteves fez uma das suas melhores personagens da carreira, Enrique Diaz se destacou e Leandra Leal mostrou uma nova faceta dela, o que acaba sendo um divisor de águas na carreira dela, marcada por mocinhas chatas nas novelas. Claro que o final feliz de Fátima não foi fácil (ela quase foi presa novamente por armação de um policial, mas foi salva por Douglas), mas foi muito merecido e justo.


"Justiça", sem nenhuma dúvida, já entrou pra lista das melhores produções da Globo no ano de 2016 e provocou uma série de reflexões com as histórias de Elisa e Fátima. Adriana Esteves, Débora Bloch, Enrique Diaz, Jesuíta Barbosa e  Leandra Leal brilharam em todos os episódios, mostrando, como já dito, os grandes atores que são. Dois ótimos finais para as duas melhores histórias da série.

LEIA MAIS:




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ajuda no Super Mario World #1: Quer voar? Saiba como!

Músicas-- Por: Décio Lucas -- Edição #1-- Faço Chover (Calcinha Preta).

Curti| Não Curti #02: O Que Décio curtiu e não curtiu?

Escolinha do Gugu: Elenco do programa é demitido e oficializa a extinção

SBT volta atrás e acaba desistindo da demissão de Patati Patatá

Horário de Verão chega ao fim às 0h deste domingo (18); saiba mais

Aprendendo Mais- #6- Energia Nuclear: Pontos Positivos e Pontos Negativos.

Liberdade de Expressão: Será que todo mundo tem direito?

'Matando a Saudade': Patrícia Marx- Te Cuida Meu Bem

Após Théo, de Salve Jorge, Rodrigo Lombari pode voltar às novelas em "Meu Pedacinho de Chão"; confira as últimas informações