Primeira Liga: Atlético-MG x Flamengo e mais três partidas abrem competição nesta quarta, 27; veja lista de jogos


Apesar da negativa da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), que foi contra a realização do torneio, a Liga Sul-Minas-Rio vai acontecer. A abertura da competição será nesta quarta-feira com o favorito Atlético-MG em campo. Após ficar com o vice-campeonato no Brasileiro do ano passado, o clube mineiro aparece como o mais indicado para ficar com o título, porém, têm concorrentes fortes, caso de Internacional, Grêmio, Fluminense e Flamengo, além de Coritiba e Avaí, Figueirense, América-MG, Atlético-PR e Criciúma.

No total, quatros jogos serão disputados na quarta-feira. Às 19h30, o Cruzeiro abre a competição diante do Criciúma, no Heriberto Hülse. Sob o comando de Deivid, o clube azul-celeste tenta reencontrar aquele bom futebol que o fez bicampeão brasileiro. No mesmo horário, Fluminense, sem Ronaldinho Gaúcho – este participou apenas da Florida Cup pela equipe carioca -, enfrenta o Atlético-PR, no Maracanã. Ambas as partidas são pelo Grupo A.


O Atlético-MG se prepara para enfrentar o Flamengo na Liga Sul-Minas-Rio (Foto: Reprodução)

Mais tarde, às 21h45, pelo Grupo B, o Internacional, que manteve praticamente todo o elenco do ano passado, pega o Coritiba no Beira-Rio. Já na quinta-feira, no mesmo horário, o Avaí enfrenta o Grêmio na Ressacada. O clube gaúcho não esconde que o objetivo nesse primeiro semestre é a Copa Libertadores, mas isso não faz com que descarte as demais competições, sendo assim forte candidato.

No Grupo C, o Atlético-MG faz o “clássico” diante do Flamengo às 21h45, no Mineirão, enquanto o América-MG, motivado pelo acesso à elite do futebol brasileiro, tem pela frente o Figueirense na quinta-feira, às 19h30, no Independência, em Belo Horizonte.

POLÍTICA!

Em meio a uma briga que coloca em lados opostos metade dos clubes da Série A e a CBF, a Copa Sul-Minas-Rio começa nesta quarta-feira com quatro jogos e muita incerteza. A competição está prevista para ter cinco rodadas, mas a CBF só autorizou a primeira - e em caráter amistoso. Mas os integrantes da Primeira Liga, que organiza o torneio, afirmam ter respaldo jurídico para levar a disputa até o fim.

O torneio começou a ser desenhado em agosto e, extraoficialmente, era visto "com bons olhos" pelo presidente licenciado da CBF, Marco Polo Del Nero. A entidade e os clubes chegaram a ensaiar uma aproximação, que acabou ruindo quando a Federação de Futebol do Rio (FERJ) se insurgiu contra o torneio. E segunda-feira a CBF publicou resolução proibindo a competição.

Nesta terça-feira o secretário-geral da entidade, Walter Feldman, reforçou que os jogos não podem ser considerados como de uma Copa, mesmo que ela seja de caráter amistoso. "Não existe um torneio amistoso. Isso é um sofisma", disse à reportagem do jornal O Estado de S. Paulo. "Os jogos devem servir apenas como evento-teste para uma competição oficial em 2017."

Os clubes, porém, não ligam para a CBF. Quatro jogos estão marcados para esta quarta, e outros dois para quinta-feira. A tabela completa também será mantida.

Para isso, dirigentes da Liga se apoiam em dois artigos da Lei Pelé. Um deles estabelece que as federações não podem ter ingerência sobre Ligas independentes.

Especialista em direito desportivo, Pedro Trengrouse diz que a competição é legítima. Em sua avaliação, o imbróglio existe por problemas estatutários, que podem ser superados se a CBF ceder.

"Ela faz suas próprias regras. Se foi capaz de mudar a geografia do País para eleger alguém do Pará como vice-presidente da região Sudeste, por que não pode flexibilizar uma norma em benefício dos torcedores?", questiona.

LISTA COMPLETA DE JOGOS DA RODADA #1

QUARTA, 27/JANEIRO

PELO GRUPO A

Criciúma (SC) x Cruzeiro (MG)
Heriberto Hülse - 19h30

Fluminense (RJ) x Atlético-PR
Raulino de Oliveira - 19h30

PELO GRUPO B

Internacional (RS) x Coritiba (PR)
Beira-Rio, às 21h45

PELO GRUPO C

Atlético-MG x Flamengo (RJ)
Mineirão - 21h45

QUINTA, 28/JAN

PELO GRUPO B

Avaí (SC) x Grêmio (RS)
Arena Condá - 21h45

PELO GRUPO C

América-MG x Figueirense
Independência - 19h30

A Primeira Liga terá transmissão do SPORTV nesta quarta, 27 e também na quinta, 28. Veja a seguir na lista completa.

NESTA QUARTA, 27/JAN


Às 19h30, o Criciúma encara o Cruzeiro, no SporTV2, no estádio Heriberto Hulse, com narração de Antero Neto e análise de Carlos Eduardo Lino. No mesmo horário, Fluminense e Atlético-PR se encontram no Raulino de Oliveira, em Volta Redonda, na voz de Julio Oliveira e comentários de Ricardo Rocha, no SporTV.

Às 21h45, mais dois jogos: o Atlético-MG recebe o Flamengo no Mineirão, no SporTV, com narração de Luiz Carlos Jr e comentários de Bob Faria. No mesmo horário, no SporTV2, Internacional e Coritiba duelam no Beira-Rio com transmissão comandada por Luiz Alano e Batista.

NA QUINTA-FEIRA, 28/JAN

América-MG X Figueirense - O SporTV acompanha ao vivo o jogo pelo Grupo C com narração de Rogério Corrêa, comentários de Henrique Fernandes e reportagens de Karin Duarte e Pedro Augusto Correia.

Avaí X Grêmio - O SporTV mostra o jogo com narração de Linhares Jr., comentários de William e reportagens de Giovani Klein e Anselmo Caparica. 

A Primeira Liga começa nesta quarta, 27 de janeiro e à princípio vai até 31 de março, quando está prevista a grande final da competição, mas as datas podem sofre alterações.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ajuda no Super Mario World #1: Quer voar? Saiba como!

Valeu Amigo: uma música muito emocionante...

Músicas-- Por: Décio Lucas -- Edição #1-- Faço Chover (Calcinha Preta).

Globo mudará programação por conta do Carnaval, Futebol e Olimpiadas de Inverno; veja como fica

Horário de Verão chega ao fim às 0h deste domingo (18); saiba mais

Aprendendo Mais- #6- Energia Nuclear: Pontos Positivos e Pontos Negativos.

Retrospectiva 2017 - #1: o ano da faixa de reprises da Globo

Após Théo, de Salve Jorge, Rodrigo Lombari pode voltar às novelas em "Meu Pedacinho de Chão"; confira as últimas informações

Velório do Pelé: Globo mexe em programação para o adeus ao Rei do Futebol nesta segunda (02/01) e terça (03/01)

Versão mobile do Gmail ganha visual repaginado; confira