André Santos retorna ao Flamengo com prestígio

André Santos está de volta ao Flamengo. E agora sob o status de grande nome. Aos 30 anos, o lateral-esquerdo inicia a segunda passagem pelo clube nesta terça-feira. O jogador, que assinou contrato de dois anos, ainda não foi a campo. Ficou na academia para fazer musculação e correr na esteira. Primeiro reforço da era Mano Menezes, André chega para assumir uma posição que há algum tempo não tem dono. Desde a saída de Juan, no fim de 2010, muitos foram os jogadores que tentaram, mas não conseguiram vingar por ali. Egídio, Rodrigo Alvim, Junior Cesar, Ramon, João Paulo. Até Ronaldo Angelim, já aposentado, e Renato Abreu, demitido do clube, se aventuraram no setor em situações de emergência. André chega com a responsabilidade de acabar com a sina, diz que está pronto e realizado.
André Santos apresentação Flamengo (Foto: Cezar Loureiro/Agência O Globo)André Santos veste a camisa do Fla pela segunda vez na carreira (Foto: Cezar Loureiro/Agência O Globo)
 
- É uma emoção muito grande colocar essa camisa novamente, um dos maiores clubes do mundo para mim. Quero agradecer a todos que confiaram em mim. O Mano, Pelaipe, o presidente. Espero fazer história. Mas para fazer história tem que correr, querer, o Flamengo tem que estar sempre perto das vitórias.

Trata-se de um retorno. Entre 2005 e 2006, o jogador passou pelo Rubro-Negro por empréstimo, mas foi muito pouco aproveitado e não teve qualquer destaque, apesar de ter feito parte do grupo que conquistou o título da Copa do Brasil de 2006. Agora, o cenário é completamente diferente. Volta como nome de peso, currículo encorpado por títulos e convocações para a seleção brasileira.

- É até difícil falar (o que não deu certo na primeira passagem), foi uma transformação grande na minha vida, acho que tinha 21 anos, estava saindo do Figueirense, uma equipe mediana, para uma das maiores do mundo. Muda a cabeça do atleta, a cabeça de um garoto que vem para o Rio. Num curto espaço de tempo, foram oito troca de treinadores, foi difícil a adaptação. Joguei mais com o Joel (Santana), quando escapamos do rebaixamento. Agora é diferente, tenho uma carreira vitoriosa, joguei em grandes clubes da Europa, tive títulos, chego com outra mentalidade, focado, experiente, com minha família. Espero trazer a vitória e a sorte ao Flamengo.
André Santos apresentação Flamengo (Foto: Cezar Loureiro/Agência O Globo) 
Último jogo de André Santos foi no dia 16 de maio,
pelo Grêmio (Foto: Cezar Loureiro/Agência O Globo)
 
André reencontra companheiros como Léo Moura, com quem jogou no Flamengo, Felipe e Elias, dos tempos de Corinthians, e o técnico Mano Menezes, com quem viveu seus melhores momentos. Sob o comando de Mano, o lateral foi muito bem com a camisa do Timão, depois rumou para o Fenerbahçe, da Turquia, e depois ao Arsenal, da Inglaterra.

- Pesou bastante, por ser uma pessoa extraordinária na minha carreira. Foi quem me deu oportunidade no Corinthians, amadureci bastante e cresci dentro e fora de campo com ele. É um cara que conversa dentro e fora de campo. Isso pesou na minha volta ao Flamengo.

Com Mano, André também teve chances na Seleção e disputou a Copa América de 2011. Recentemente, já pelo Grêmio, foi chamado por Luiz Felipe Scolari, mas não figurou entre os convocados na lista final da Copa das Confederações. No Grêmio, foi contratado por empréstimo para a disputa da Libertadores, mas pouco depois da eliminação tricolor retornou aos Gunners. No Rubro-Negro, ele se vê novamente perto de volotar a defender o Brasil.  

- Muito. Meu objetivo dentro do Flamengo é correr, ser campeão, jogar com esse torcedor, que é maravilhoso. A força do Flamengo é a torcida. Primeiro objetivo é jogar bem, treinar, buscar o ideal taticamente e fisicamente, e depois pensar em Seleção. Seleção é muito próxima do Flamengo, visibilidade incrível. Na Seleção sempre tem chance para todos. Estando bem, você está na Seleção. Tive uma chance não tem nem seis meses com o Felipão e pretendo voltar.

Apesar de estar regularizado na CBF, ele não enfrenta o Botafogo no clássico do próximo domingo, conforme informou o técnico Mano Menezes. A estreia deve ficar para a partida contra o Bahia, dia 31, em Salvador. 

- Vontade de jogar eu tenho domingo contra o Botafogo, mas deixo para os fisiologistas, preparadores e profissionais que estão trabalhando. Venho disposto para jogar o mais rápido possível. Vontade eu tenho muito (de jogar domingo), mas fisicamente eu não posso garantir. Preciso conversar com os preparadores, o Mano... Não tenho ideia de quando posso estrear. A vontade é grande.

O último jogo de André Santos foi pelo Grêmio, dia 16 de maio, pelas oitavas de final da Libertadores, contra o Santa Fé, da Colômbia.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Velório do Pelé: Globo mexe em programação para o adeus ao Rei do Futebol nesta segunda (02/01) e terça (03/01)

Ajuda no Super Mario World #1: Quer voar? Saiba como!

Copa do Brasil de 2016: Santos estreia contra o xará do Amapá; Fla pega o Confiança

Valeu Amigo: uma música muito emocionante...

Além da Ilusão: Isadora e Joaquim se casam na novela das seis da Globo; veja fotos

Aprendendo Mais- #6- Energia Nuclear: Pontos Positivos e Pontos Negativos.

Músicas! (8): Marreta You Planeta- Rolou Sentimento

A Voz do Décio #05: "A Violência está um caos e no Brasil está mais ainda!"