Libertadores da América 2013: Atlético-MG bate Olimpia nos penâltis e conquista título inédito!; o tetra consecutivo do Brasil na competição [comentário]

Com toda a certeza, o dia 25 de Julho de 2013 ficará gravado na memória de milhares de torcedores. E a prova disso é a conquista inédita da 54ª Edição da Taça Libertadores da América, competição onde os melhores clubes da América se enfrentam em quatro fases (até a fase final) em jogos de ida e volta até que somente dois de um total de 38 clubes, vão até a grande final. E após 3 conquistas brasileiras nas últimas três edições- Internacional, em 2010, Santos em 2011 e Corinthians em 2012, o Atlético-MG, depois de três jogos emocionantes- nas oitavas de final, nas quartas de final e nas semifinais-, chegou no último dia 17 a sua 1ª Final de Libertadores, no Estádio Defensores Del Chaco (Assunção, Paraguai) onde perdeu por 2 a 0. Era quase nula a possibilidade de uma vitória. Quase...

Mas graças a grande esperança mesmo diante de um 2 a 0 e com o apoio de mais de 60 mil torcedores, no Estádio Mineirão (Belo Horizonte- Minais Gerais, Brasil), Jô (da Seleção Brasileira, onde conseguiu fazer dois gols pela Copa das Confederações FIFA Brasil 2013, onde se consagrou campeão) e Leonardo Silva fizeram o mínimo: fazer 2 a 0 para levar a decisão da final para a prorrogação e caso persistisse o empate, iria para os pênaltis (como falado nos quadros QUARTA AGUARDADA (23/07) e QUARTA ESPERADA (16/07), um dia antes de cada jogo e no balanço do dia 18, falamos que era necessário 3 a 0 para vencer no tempo normal ou 2 a 0 para levar, como já falado anteriormente para prorrogação/pênaltis (persistindo o empate).

Mas, sofrer faz parte do Galo. E da vida do treinador, Cuca. Em uma decisão histórica, o Atlético-MG, ao coro da torcida com o bordão de confiança 'Eu Acredito!, Eu Acredito!, Eu Acredito!', conseguiu o título. Noite histórica e título inédito- assim como o do Corinthians, que no dia 04 de julho, se consagrou com o título inédito-. 

_________________________________________________
'Sofrer e Sofrer': Nas oitavas, nas quartas e na semifinal, o Galo se superou a cada jogo e mereceu o título

Analisando mais profundamente, o Galo teve a melhor campanha da fase de grupos (dos 6 jogos que disputou, perdeu somente 1 e fez 5 vitórias), mas, tudo indicaria que seria difícil. Com concorrentes de peso- nas oitavas, contra o que na época, era um 'forte', 'mediano' São Paulo, nas quartas, somente foi para a semifinal pela regra do gol fora de casa, contra o Tijuana e na semifinal dos pênaltis e do 'São Vitor', contra o Newell's Old Boys-, o Galo conseguiu superar um a um, em seis jogos (dois contra cada), um mais emocionante que o outro. A seguir, os resultados de cada emoção do Atlético-MG:
__________________________________________________
Primeira partida, Atlético-MG X São Paulo: No primeiro jogo, 2 a 1, no segundo? 4 a 1! Goleada! Galo classificado!

Pode se dizer que foi um jogo fácil, válido pelas Oitavas de Final, onde o Galo se encontrou com a possível (e conquistada) vitória na final do torneio; mas, as emoções estavam só começando.
__________________________________________________
Segunda Partida, Atlético-MG X Tijuana: Gol fora de casa leva Galo a semifinal!

Iniciaram-se as dificuldades do time nesta partida. No jogo de ida, empate de 2 a 2 (fora de casa, dois gols) e no jogo da volta, 1 a 1, a regra do gol fora de casa levou o Atlético-MG a grande semifinal. E aí começaram a maior campanha de uma torcida, o Eu Acredito!.
___________________________________________________
Terceira Partida, SEMIFINAL contra o Newell's Old Boys: 2 a 2 em jogos com vitória do Newell's e do Atlético-MG

No primeiro jogo- assim como a então final-, o Atlético-MG perdeu por 2 a 0 para o Newell's Old Boys e precisava de dois gols, para levar a decisão para os pênaltis- na final, 2 a 0 pra prorrogação-, e assim o fez, no Estádio Independência, que depois de uma queda de energia, a torcida foi a loucura com um EU ACREDITO!, EU ACREDITO! e o Atlético conseguiu o 2 a 0 e levou para as penalidades máximas e fez 3 a 2 sobre o time, decretando a sua vaga na final e a desclassificação do Newell's.
__________________________________________________
Atlético-MG festa título Libertadores (Foto: AFP)FINAL EMOCIONANTE: Atlético-MG faz gols no 2° tempo, leva torcida a loucura e a título inédito.

No dia 17/07, aquele que viu a primeira partida da final da 54ª edição da Libertadores da América 2013 viu que o que aconteceu nas três partidas anteriores e em especial, da terceira partida, poderia se repetir: no Estádio Defensores del Chaco, o Olimpia surpreendeu a todos: 2 a 0 sobre o time mineiro.

Mas, diante da sua torcida, HOJE, numa partida que começou às 21h50 de quarta (24), mas, que só terminou na madrugada desta quarta pra quinta (25), e graças aos gols de Jô e Leonardo Silva, levou o Atlético-MG para a prorrogação de 30 minutos, divididos em 2 tempos de 15 minutos, cada. Qualquer gol do Olimpia desempatava a partida e deixava 3 a 2, e a conquista era do time paraguaio. Mas, o Atlético soube administrar a vantagem e conseguiu a conquista inédita, nos pênaltis por 4 a 3 e tirou a chance do tetracampeonato do Olimpia.

Esta conquista leva o Atlético-MG para o Mundial de Clubes da FIFA de 2013, a ser realizado entre os dias 11 e 21 de dezembro e da Recopa Sul-Americana de 2014, onde terá a chance de mais dois títulos inéditos, o que deixaria o time com o título de 'campeão de tudo'. Além disso, traz um feito inédito para o Brasil: É a 1ª vez que clubes do país ganham a competição 4 vezes seguidas e além disso, agora são 17 conquistas brasileiras contra 22 da Argentina, líder de conquistas da competição. E é hora de comemorar, Galo! Parabéns, Cuca! MERECIDO!
___________________________________________________
Vamos continuar a cobertura completa desta conquista nesta sexta (26) e na segunda (29) a cobertura da 9ª rodada do Campeonato Brasileiro de 2013. Não deixe de acompanhar. Esporte é aqui!

Edição: Décio Lucas Pereira Rodrigues.
Texto: Décio Lucas Pereira Rodrigues.
Imagens: Libertadores 2013/Transmissão Rede Globo 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Velório do Pelé: Globo mexe em programação para o adeus ao Rei do Futebol nesta segunda (02/01) e terça (03/01)

Ajuda no Super Mario World #1: Quer voar? Saiba como!

Copa do Brasil de 2016: Santos estreia contra o xará do Amapá; Fla pega o Confiança

Valeu Amigo: uma música muito emocionante...

Além da Ilusão: Isadora e Joaquim se casam na novela das seis da Globo; veja fotos

Aprendendo Mais- #6- Energia Nuclear: Pontos Positivos e Pontos Negativos.

Músicas! (8): Marreta You Planeta- Rolou Sentimento

A Voz do Décio #05: "A Violência está um caos e no Brasil está mais ainda!"