Jornada Mundial da Juventude Rio 2013: 3° dia (24/07) marcado por visita a Aparecida; Papa voltará em 2017; saiba mais no balanço deste dia

A Jornada Mundial da Juventude Rio 2013 chega a seu penúltimo dia neste sábado (27), mas a semana foi marcante e emocionante para todos os peregrinos que participaram- e participam- deste evento religioso. Abaixo, você confere o balanço do 3° dia (24/07) do Papa Francisco no Brasil.

JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE- 3° DIA- 24/07/2013


Após uma terça-feira de descanso, o Papa Francisco mostrou fôlego na quarta-feira, 24. Pela manhã, celebrou sua primeira missa no Brasil, na Basílica de Nossa Senhora Aparecida, no interior de São Paulo. Avisou que retorna em 2017, beijou crianças, acenou bastante, almoçou com seminaristas e voltou ao Rio, onde visitou o Hospital São Francisco de Assis. Na instituição no bairro da Tijuca, inaugurou o Polo de Atenção à Saúde Mental, centro voltado principalmente para o tratamento de usuários de crack.

Em discurso no hospital, o Papa comentou sobre "a solução para o problema da depedência química". Ele criticou a possibilidade de legalização, "tão discutida na América Latina". "É necessário enfrentar os problemas que estão na raiz do uso das drogas. Acompanhando quem está em dificuldade e dando esperando no futuro", disse. "Precisamos aprender a abraçar quem passa necessidades, como fez São Francisco. Frequentemente, o que prevalece em nossa sociedade é o egoísmo."

Antes de falar, ouviu discurso de Dom Orani, arcebispo do Rio. "Aqui se concentram vários trabalhos de prevenção, recuperação e inserção para pessoas adictas. Recordando o compromisso da mãe Igreja com seus filhos que sofrem", comentou Orani. "Sabemos que este trabalho é uma gota no oceano. Peço sua benção para esta obra, para os irmãos que aqui trabalham e para os que vão se recuperar por meio desta rede", disse o arcebispo.

Emocionados, ex-dependentes químicos deram testemunhos na cerimônia de inauguração do centro de reabilitação. Receberam abraços do Papa. Frei Francisco, diretor do hospital, apresentou ao Papa a missão do centro de tratamento. "Santo Padre, a lepra dos nossos dias se chama droga", disse. "Peço que nos ajude a construir uma Igreja mais serva, mais irmã, mais ouvinte", disse o Frei. O Papa recebeu, então, flores e uma escultura feita por internados na instituição.

O dia do Papa começou quando ele deixou a residência do Sumaré, no Rio, às 7h45 em um carro fechado. Às 8h27 o avião da Força Aérea Brasileira decolou da Base Aérea do Galeão com o pontífice e a sua comitiva, aterrissando em São José dos Campos (SP) às 9h17. De lá, embarcou em um helicóptero também da FAB, chegando a Aparecida (SP) às 10h17.
24/7 - Papa Francisco abraça ex-dependente químico durante visita ao hospital São Francisco (Foto: Alexandre Durão/G1) 
Papa abraça ex-dependente químico durante visita ao hospital São Francisco (Foto: Reprodução/JMJ Rio 2013)

Chovia e a temperatura era de 7°C quando o Papa cruzou, de papamóvel, a multidão que recepcionou o pontífice no lado de fora da basílica. No trajeto, acenou para fiéis e beijou crianças. No templo, 15 mil pessoas (12 mil fiéis e 3 mil autoridades e religiosos) assistiram à primeira missa do pontífice no Brasil.

Missa em Aparecida==> A visita do Papa Francisco à cidade de Aparecida (SP) mobilizou e comoveu milhares de pessoas. Os 12 mil lugares disponíveis dentro da Basílica foram lotados logo cedo. Mesmo com a forte onda de frio que atinge o país, fiéis dormiram ao relento para guardar um lugar e conseguir ficar perto do Papa – que pediu que jovens construam “um país e mundo mais justo, solidário e fraterno” e anunciou volta à cidade em 2017. O balanço da Arquidiocese de Aparecida aponta que cerca de 200 mil pessoas foram para Aparecida.
Papa toca a imagem de Nossa Senhora Aparecida que recebeu de presente (Foto: Felipe Dana/AP) 
Papa toca a imagem de Nossa Senhora Aparecida
que recebeu de presente (Foto: Felipe Dana/AP)
 
Antes do começo da celebração, Francisco entrou na Capela dos 12 Apóstolos e venerou a imagem de Nossa Senhora Aparecida, recebendo aplausos após fazer uma oração e tocar a imagem da santa. A missa começou com 30 minutos de atraso.

A roupa usada por Francisco foi feita em Colatina, no Noroeste do Espírito Santo. Com valor de cerca de R$ 1 mil, a vestimenta tinha um peixe estampado e emocionou costureiras que participaram da sua confecção.

Raymundo Damasceno, presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e cardeal arcebispo de Aparecida, fez a acolhida do Papa no Santuário Nacional e entregou a Francisco uma imagem de Nossa Senhora Aparecida esculpida em madeira como presente. O pontífice beijou a estátua, exibiu aos fiéis e retribuiu ofertando um cálice ao Santuário.

Na homilia da missa, Francisco pediu que os pastores do povo de Deus, pais e educadores sejam responsáveis por transmitir aos jovens valores para construir "um país e um mundo mais justo, solidário e fraterno" a partir de posturas "simples". O Papa também pediu que a juventude seja encorajada e considerada um “motor potente para a Igreja e para a sociedade".

No discurso, o sumo pontífice manifestou sua alegria por estar em Aparecida novamente – Francisco é devoto da Virgem Maria e lembrou que, um dia após ser eleito como líder dos católicos, dedicou seu pontificado a ela durante visita à Basílica de Santa Maria Maior, em Roma. O Papa disse ainda orar à Virgem Maria pelo bom êxito da Jornada Mundial da Juventude e pela vida do povo latino-americano.
Enquanto o Papa ainda estava no interior da basílica, em seu perfil do Twitter foi postado às 12h24 uma mensagem que pede aos jovens que 'permaneçam fiéis a Jesus'. Ele também informou que voltará ao Brasil em 2017. A declaração foi dada durante discurso na Tribuna Bento XVI, logo após a missa de duas horas. Em 2017, o Santuário Nacional vai comemorar 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida no Rio Paraíba. O pontífice foi convidado ra participar da celebração pelo arcebispo dom Raymundo Damasceno.

Após a celebração, abençoou os milhares de fiéis que o esperavam. Pediu desculpas por não falar “brasileiro”, disse que falaria em espanhol e de desculpou novamente. Em todos os intervalos das falas, foi aplaudido. “Uma mãe se esquece de seus filhos? Ela não se esquece de nós. Ela nos quer e nos cuida”, disse o Papa, antes de pegar a imagem de Nossa Senhora em suas mãos e apresentá-la aos fiéis, abençoando-os.
O arcebispo Raymundo Damasceno (esq.) e o Papa Francisco se abraçam durante a missa, com a imagem de Nossa Senhora Aparecida às mãos do Pontífice (Foto: Stefano Rellandini/Reuters) 
O arcebispo Raymundo Damasceno e o Papa
Francisco se abraçam na missa em Aparecida
(Foto: Stefano Rellandini/Reuters)
 
Ao fim da missa, o papa saudou 100 cadeirantes próximos ao altar central e líderes de outras religiões. Depois, deixou o local no papamóvel rumo ao Seminário Bom Jesus, onde almoçou e descansou antes do retorno ao Rio.

Almoço com seminaristas==> Cerca de 60 pessoas, entre seminaristas e membros da comitiva do Vaticano, almoçaram com o pontífice. A cozinheira responsável optou por cardápio simples e "regional". Ainda no Seminário Bom Jesus, o Papa abençoou uma imagem de 8 metros de Frei Galvão que foi retirada da entrada da cidade de Guaratinguetá (SP) especialmente para a benção.
Durante almoço no Seminário Bom Jesus na tarde desta quarta-feira (24), o Papa Francisco colocou no pescoço uma bandana com os nomes de 40 jovens que vão participar da Jornada Mundial da Juventude. (Foto: Luiz Fernando Miguel/Arquivo Pessoal) 
Em almoço em Aparecida, o Papa colocou no
pescoço bandana com nomes de 40 jovens da JMJ
(Foto: Luiz Fernando Miguel/Arquivo Pessoal)
 
Ele abençoou imagens santas, conversou com religiosos e colocou no pescoço uma bandana com os nomes de 40 jovens que vão participar da JMJ, segundo um dos seminaristas que participaram do almoço. “Foi um momento familiar e gostoso. Tivemos total acesso a ele que nos recebeu e atendeu com muito carinho”, disse o seminarista Luiz Fernando Miguel Lopes, de 24 anos, que há três estuda para se tornar padre. Segundo ele, o Papa sentou em uma mesa maior com membros do Vaticano e o arcebispo de Aparecida, Dom Raymundo Damasceno.

O cardápio do almoço do Papa tinha salada de tomate, alface e rúcula, peixe grelhado, purê de batata, feijão carioca e doce de leite. Também tinha a opção de carne de panela como prato principal. “Não reparei no que ele comeu. Só me chamou a atenção que no final ele comeu muita fruta, como mamão e manga”, disse Luiz.

De acordo com a cozinheira responsável pelo cardápio, Vanessa Galvão, o Pontífice escolheu comer frango grelhado, arroz e purê de banana da terra. Após a refeição, pediu que todos os garçons e cozinheiras fossem ao refeitório. Ele agradeceu a todos pela refeição e ainda pediu que rezassem por ele. Depois, tomou um chá e deixou o Seminário.

Cerca de 60 pessoas entre seminaristas e membros da comitiva do Vaticano almoçaram com o pontífice. A cozinheira responsável pelo almoço optou por um cardápio simples e 'regional'. Uma das imagens que o Papa Franciscou abençoou é do Frei Galvão.

Segurança==> Ao todo, 5 mil homens participaram do esquema de segurança do Papa em Aparecida, entre Exército, Marinha, Aeronáutica, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal. O plano foi desenvolvido em conjunto com a Guarda Suíça do Vaticano, que acompanhou os deslocamentos do pontífice. Fiéis passaram por detectores de metal e tiveram bolsas e mochilas revistadas para entrar na área interna da basílica. Dentro de um dos mirantes do templo, a 16 andares de altura, equipes monitoraram a região com a ajuda de mais de cem câmeras.
Fiéis cantam e fazem orações enquanto acompanham, por telões do lado de fora, a missa celebrada por Francisco em Aparecida (SP) (Foto: Andre Penner/AP) 
Fiéis cantam e fazem orações enquanto
acompanham, por telões do lado de fora, a missa
celebrada por Francisco em Aparecida (SP)
(Foto: Andre Penner/AP)
Atraso, confusão e muita chuva marcaram a entrada dos fiéis no santuário na manhã da última quarta. Os portões do santuário abriram por volta das 6h45, com 45 minutos de atraso. Por volta das 6h, fiéis irritados com a demora começaram a discutir e reclamar. A Polícia Militar fez um cordão de isolamento entre pessoas que estavam na fila e que se aglomeravam nos arredores do templo.

Algumas medidas também foram tomadas para evitar casos de desaparecimento durante a passagem do pontífice pela cidade. Em 2012, uma idosa de 77 anos vinda do Sul do país e um aposentado de 68 anos, morador do Grande ABC, desapareceram na basílica e desde então não foram mais encontrados.
Papa Francisco beija criança no caminho até Basílica de Aparecida (Foto: Stefano Rellandini/Reuters) 
Papa beija criança no caminho até Basílica de
Aparecida (Foto: Stefano Rellandini/Reuters)
 
Beijos em crianças==> João Victor, de 3 anos, recebeu um beijo do Papa Francisco que estava no papamóvel a caminho do Santuário Nacional. A mãe de João, Vanessa Josiane de Santana, de 23 anos, afirmou que vai guardar esse momento para sempre. "Uma emoção inexplicável", disse.

Com poucas palavras e bastante emocionado, o pai de Leonardo Gavioli Coelho, de sete meses, definiu o sentimento que teve quando o Papa Francisco abençoou seu filho após a celebração da missa no interior do Santuário Nacional. “É a emoção máxima que um pai pode ter para o um filho", comentou Coelho.


A professora de educação física, Cleume Campos, de 51 anos, veio da cidade de Cruzeiro (SP) com uma caravana de quatro ônibus. Ela se vestiu de forma colorida para homenagear o pontífice. "Vim com roupas alegres, porque o Papa é uma pessoa feliz e essa felicidade é reflexo de Deus na vida dele. Essa alegria ele transmite e torna os fiéis felizes", disse.

Sem protestos==> Até o início da tarde da quarta (24), nenhum tipo de manifestação comprometeu o esquema montado para receber o Papa em Aparecida. A pedido da Advocacia-Geral da União (AGU), a Justiça de São Paulo concedeu liminar que determina a livre circulação na Via Dutra nas próximas 48 horas, com objetivo de garantir a circulação de Francisco na região.

O pedido foi ajuizado após movimentos, entre eles o dos Trabalhadores Sem Teto, divulgarem que estariam planejando bloquear a rodovia nesta quarta. Foram identificados relatos de manifestações do Movimento Periferia Ativa e do Movimento Resistência Urbana-Frente Nacional de Movimento. A Justiça determinou a intimação dos líderes dos movimentos já identificados para que estes tomem ciência da decisão. A multa após descumprimento é de R$ 100 mil por hora.

___________________________________________________
Jornada Mundial da
 Juventude Rio 2013- 3° dia- 24/07
Com o Papa Francisco I
Texto e Imagens: Portal G1
Edição: Décio Lucas Pereira Rodrigues.
______________________
Outras Reportagens da série 'Jornada Mundial da Juventude Rio 2013':

__________________________________________
O Balanço do 4° dia será postado a qualquer momento. Aguardem!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Velório do Pelé: Globo mexe em programação para o adeus ao Rei do Futebol nesta segunda (02/01) e terça (03/01)

Ajuda no Super Mario World #1: Quer voar? Saiba como!

Copa do Brasil de 2016: Santos estreia contra o xará do Amapá; Fla pega o Confiança

Valeu Amigo: uma música muito emocionante...

Além da Ilusão: Isadora e Joaquim se casam na novela das seis da Globo; veja fotos

Aprendendo Mais- #6- Energia Nuclear: Pontos Positivos e Pontos Negativos.

Músicas! (8): Marreta You Planeta- Rolou Sentimento

A Voz do Décio #05: "A Violência está um caos e no Brasil está mais ainda!"