Superclássico das Américas 2013 deve ser adiado e nova edição será apenas depois da Copa do Mundo de 2014

Réver levantou a taça do Superclássico das Américas na edição 2012 do torneio
(Foto: Reprodução / Assessoria de imprensa)

Durante a disputa da Copa das Confederações, a possibilidade foi ventilada pelo técnico Luiz Felipe Scolari. Agora, duas semanas após a conquista da seleção brasileira no Maracanã, a decisão está praticamente sacramentada e deverá ser anunciada nas próximas semanas: a edição 2013 do Superclássico das Américas será adiada. Os confrontos estavam marcados para o dia 18 de setembro, na Argentina, e 2 de outubro, no Brasil.

Com isso, a tendência é que o torneio, programado para ser disputado até 2018, volte a ser realizado apenas no segundo semestre de 2014, após a disputa da Copa do Mundo. Por conta disso, o contrato firmado entre as federações e a empresa responsável pela organização do evento seja estendido por mais um ano.

Em papos informais com os jornalistas durante as Confederações, Felipão deixou bem clara a sua opinião sobre a disputa do torneio. Segundo o treinador, um "choque de motivação" poderia prejudicar o desenvolvimento do trabalho para a Copa do Mundo de 2014, já que muitos atletas que disputariam o Superclássico das Américas de 2013 não seriam chamados para o torneio no Brasil.

Além disso, as negociações de Neymar, que foi para o Barcelona, e Paulinho, vendido pelo Corinthians ao Tottenham, somada a possibilidade da saída de outros nomes que atuam no futebol brasileiro motivaram a comissão técnica da Seleção a cogitar a possibilidade de não disputar a competição. Até a utilização de um time sub-20 foi ventilada caso o torneio não pudesse ser adiado para uma nova data.

Mas tal situação não foi vista apenas pela comissão técnica da seleção brasileira. Alejandro Sabella também não estava disposto a encarar o torneio em 2013. As informações dão conta de que a superioridade das equipes montadas pelo Brasil com atletas locais vinha incomodando os argentinos, que perderam as duas edições anteriores do Superclássico. No ano passado, o time canarinho venceu por 2 a 1 o jogo de ida, em Goiânia, e foi derrotado pelo mesmo placar, na volta, em Buenos Aires. Nos pênaltis, a equipe brasileira venceu e ficou com o caneco.

Com o adiamento dos jogos, o Brasil terá mais oito partidas até a convocação final para a Copa do Mundo - serão sete em 2013 e apenas um, em 2014. O próximo compromisso do time canarinho será no dia 14 de agosto, contra a Suíça, na Basiléia. A convocação será divulgada por Felipão no dia próximo dia 30, no Rio de Janeiro.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Velório do Pelé: Globo mexe em programação para o adeus ao Rei do Futebol nesta segunda (02/01) e terça (03/01)

Ajuda no Super Mario World #1: Quer voar? Saiba como!

Copa do Brasil de 2016: Santos estreia contra o xará do Amapá; Fla pega o Confiança

Valeu Amigo: uma música muito emocionante...

Além da Ilusão: Isadora e Joaquim se casam na novela das seis da Globo; veja fotos

Aprendendo Mais- #6- Energia Nuclear: Pontos Positivos e Pontos Negativos.

Canal Gloob é liberado para TVs de assinatura; veja relação

Curiosidades (Edição #04- Parte Única): Renascimento.

Danilo Gentili aparece pelado em cartaz de divulgação do filme "Mato Sem Cachorro", que estreia em outubro