Vídeo Show precisa se 'reencontrar' com o telespectador e com a sua própria identidade

O Vídeo Show é um dos tradicionais programas da Rede Globo, juntamente com o "Mais Você", "Fantástico", "Caldeirão do Huck", "TV Xuxa", "A Grande Família","Esporte Espetacular", "Auto Esporte", entre outros. É um dos únicos programas da Globo que deram tão certo quando estrearam que conseguiram se renovar ao longo do tempo: o Mais Você está no ar desde 1999 (14 anos), o Fantástico está no ar desde 1973 (40 anos), o Caldeirão do Huck está no ar desde 2000 (13 anos), o TV Xuxa (existem vários programas da Xuxa, ou seja, a Rainha dos Baixinhos possui 27 anos na Globo e seu programa atual possui 8 anos no ar), o seriado A Grande Família está 12 anos no ar (desde 2001; exibe atualmente sua 13ª temporada), o Esporte Espetacular está 40 anos no ar (desde 1973) e o Auto Esporte está 11 anos no ar (desde 2002). E o Vídeo Show, completou em 2013, 30 anos no ar. 

E este programa é a pauta desta reportagem crítica que busca procurar os problemas do Vídeo Show, que desde 2009 sofre uma grande crise em audiência e consequentemente, no seu formato. De 2009 pra cá, foram vários formatos testados, mas nenhum deu certo. E abaixo você confere alguns formatos usados desde esse ano que decretou a crise no programa:

Abril de 2009- Fevereiro de 2012: Mudanças em logotipo, no formato e nos apresentadores; fase termina com somente dois apresentadores e mudanças excessivas em cenário e muito mais.


Logotipo do Programa que durou até dezembro de 2012, sendo iniciado o uso em Abril de 2009 (Foto: Reprodução/Rede Globo)
Até Abril de 2009, o Vídeo Show somente mudou de apresentadores (até a chegada permanente de André Marques) e do cenário (raramente ocorriam mudanças), mas, no dia 13 de Abril do ano de 2009, estreou um novo formato com quatro apresentadores: Ana Furtado, André Marques (os únicos que continuaram após as várias reformulações e que fazem parte de mais reformulações), Luigi Baricelli e Fiorella Matheis e um novo cenário.

Em 2010, recebeu dois reforços em seus repórteres, entre eles Bruno de Luca, que permanece no programa até hoje. Em julho deste mesmo ano, saiu Luigi Baricelli para um 'descanso de imagem' para a novela das 21h da Rede Globo do ano de 2011, "Insensato Coração" e neste mesmo ano, em novembro, Fiorella Matheis deixou o programa. A partir daí, o programa ficou somente com André Marques (no comando da atração desde 2001) e Ana Furtado (que entrou primeiro como repórter [assim como André Marques], em 2002 e entrou na apresentação em 2009). Devido ao excelente entrosamento entre os dois apresentadores, ficou oficializada a apresentação dupla.

No dia 10 de Janeiro de 2011, o cenário foi modificado pela segunda vez em menos de um ano: a partir daquele dia, o cenário possuiria telões de LED e uma bancada transparente, que deixou o ambiente muito mais aconchegante; em agosto do mesmo ano, em menos de sete meses, começou a ser apresentado a partir da redação do programa. Em 30 de dezembro de 2011, o Vídeo Game foi cancelado e em janeiro de 2012, surgiu um 'Vídeo Game de Verão', que durou somente de 2 de janeiro a 27 de janeiro do mesmo ano, sendo exibido de segunda a sexta, antes da temporada 2011 da novela Malhação.

As mudanças não pararam no programa: no final de fevereiro de 2012, Geovanna Tominaga deixou de ser repórter do programa para virar repórter do Mais Você, sendo substituída por Dani Monteiro; neste mesmo ano, mais mudanças.

2012-2013: as mudanças vão além; logo e vinhetas alteradas; cenário, logotipo, formato: tudo alterado, de forma constante e prejudicando o programa.
Logotipo do Vídeo Show usado de dezembro de 2012 à Junho de 2013 (Foto: Reprodução/Rede Globo)
 Em 2012, o Vídeo Show já não alcançava a audiência de sempre (o que ocorre desde as excessivas mudanças), mas mesmo assim já não conseguia encontrar seu formato e pior, sua identidade. Em Maio deste ano, estreia um de seus quadros que mudaria os rumos do programa no ano seguinte: Novelão da Semana, que mais tarde se tornaria somente 'Novelão'.

Em dezembro deste ano, mudou mais uma vez seu logotipo, agora com tons de verão (a mudança de 2009 deixou o logotipo com tons de azul marinho e umas fitas embaixo do nome 'Vídeo Show', deixando claro que o objetivo do programa era 'revirar' a programação global) e uma nova abertura. E mais uma mudança no cenário ocorreu neste mesmo mês, agora com os antigos logotipos do programa. E as mudanças não parariam.

2013- Atualidade: Um Vídeo Show mudado, com médias entre 8 e 11 pontos

Logotipo do Vídeo Show usado desde 03 de Junho deste ano (Foto: Reprodução/Rede Globo)

O Que vimos até agora em 2013 é um Vídeo Show que está em sua pior crise de sua história. Se antes era um dos programas de maior audiência do programa, se tornou um programa que suas médias giram em torno de 8, 9, 10 e 11 pontos. E este ano vimos a prova desta crise.

Até agora, foram várias mudanças no formato: já reapresentou no Novelão, como um 'golpe de misericórdia', as novelas Avenida Brasil (2012), em maio deste ano, após sucessivas derrotas para atrações da Record, mas antes, em abril, reapresentou de forma compacta, A Favorita (2009), uma novela que girou em torno da guerra entre Flora (Patrícia Pillar) e Donatela (Claudia Raia). A tática deu certo e a audiência subiu. Antes de reexibir Avenida Brasil, viu sua audiência cair e então, começou a exibir a novela. Depois que o Novelão acabou, sua audiência caiu de novo.

A solução? Vamos falar daqui a pouco. Antes, vimos uma grande mudança de direção do programa: sai Boninho, e entra Ricardo Waddington, uma nova abertura, gravada direto do PROJAC e com estrelas do canal e os dois apresentadores e continuou a ver sua audiência cair. A solução, como já anunciada acima, foi mais um Novelão, desta vez o sucesso das 19h, "Cheias de Charme" (2012) e neste mesmo dia (1° de julho), os apresentadores saíram do cenário e foram apresentar o programa nas ruas, junto com os repórteres. Essa foi a última mudança até agora do programa.

__________________________________________________
Situação do Vídeo Show é complicada: "Precisa se reencontrar com o telespectador e com a sua própria identidade."

Após esta análise da história do programa, vemos uma excessiva mudança no programa: até a mudança do dia 1° deste mês, foram 14 mudanças, contando desde abril de 2009. São 4 anos sempre mudando de formato, de cenário e algumas vezes de logotipo, além de vários quadros estreados. O Vídeo Show de 2009, de 2010, de 2011, de 2012, deste ano não se encontra mais com aquele Vídeo Show de 2001, de 2002, dos anos subsequentes até 2009. 

Afinal, qual é o problema do Vídeo Show? O Vídeo Show nasceu para revirar a programação global, mostrar as falhas dos atores e trazer as novidades dos famosos. O maior problema do Vídeo Show, que vive uma situação complicada é que ele precisa se 'reencontrar' com o telespectador e também com sua própria identidade, duas coisas fundamentais para um programa dar certo.

A decisão de levar os apresentadores as ruas não é uma boa ideia, e pode levar a extinção de um dos programas mais tradicionais da Rede Globo. São 30 anos em exibição e em 4 anos (2009, 2010, 2011, 2012) e meio (até julho de 2013) conseguiu trazer uma das suas piores crises.

Com certeza, entre as piores decisões do programa, está a de cancelar o talk-show "Vídeo Game", que aumentou- e muita- a audiência do mini programa, que desde 2011, sumiu do programa. E não é só essas duas decisões que prejudicaram o programa. São as várias decisões que levam um programa a ser prejudicado: mudança excessiva de apresentadores, de quadros, de logotipo, de cenários e etc.

Essa crise no Vídeo Show foi resolvida de forma momentânea com os Novelões A Favorita (exibida em 2009, reapresentada em abril), Avenida Brasil (exibida em 2012, reapresentada em maio), Cordel Encantado (exibida em 2011, reapresentada em junho) e Cheias de Charme (exibida em 2012, reapresentada na primeira semana de julho), mas, a crise não abandona o programa.

O Vídeo Show precisa repensar sua fórmula, que já está desgastada e precisa tomar atitudes antes que a audiência baixe ainda mais.

________________________________________________
Reportagem Crítica- Vídeo Show- 22/07/2013
Pesquisa: Google Imagens/História Vídeo Show/Site Oficial Rede Globo/Memória Globo

Texto crítico: Décio Lucas Pereira Rodrigues
Texto História do programa: Décio Lucas Pereira Rodrigues, com:
Site Vídeo Show
Site Oficial Rede Globo
Site Memória Globo

© Todos os direitos reservados. 2013. © 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Velório do Pelé: Globo mexe em programação para o adeus ao Rei do Futebol nesta segunda (02/01) e terça (03/01)

Ajuda no Super Mario World #1: Quer voar? Saiba como!

Copa do Brasil de 2016: Santos estreia contra o xará do Amapá; Fla pega o Confiança

Valeu Amigo: uma música muito emocionante...

Além da Ilusão: Isadora e Joaquim se casam na novela das seis da Globo; veja fotos

Aprendendo Mais- #6- Energia Nuclear: Pontos Positivos e Pontos Negativos.

Músicas! (8): Marreta You Planeta- Rolou Sentimento

A Voz do Décio #05: "A Violência está um caos e no Brasil está mais ainda!"