Jornada Mundial da Juventude Rio 2013: 2° dia marcado por abertura oficial da JMJ 2013; confira balanço aqui

Com encerramento neste domingo (28), a Jornada Mundial da Juventude chegou a seu segundo dia na terça (23) e você confere abaixo um balanço do que aconteceu neste dia na JMJ Rio 2013. Confira:

JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE- 2° DIA- 23/07/2013

No dia do início oficial da Jornada Mundial da Juventude, 400 mil pessoas se reuniram na Cerimônia de Acolhida, em Copacabana, no Rio, de acordo com a Polícia Militar. O evento começou por volta das 16h da última terça-feira (23), com clipe da Jornada e saudação dos apresentadores. A missa teve início às 19h30, logo após a cruz peregrina e uma imagem de Nossa Senhora terem sido levadas ao altar. "Celebro por todos aqueles que acreditam que um mundo novo é possível", disse Dom Orani, arcebispo do Rio. A abertura foi inspirada no tema "Vinde e sigamos o mestre" e a celebração acabou por volta das 21h20.

"Celebro pelos jovens desempregados, pelos jovens sem família, pelos jovens sem pátria, pelos jovens sem direitos ou pelos que perambulam pelas ruas de nossas cidades ou se encontram detidos", disse Dom Orani. Ele citou jovens mortos na frente da Igreja da Candelária e em outras "tristes chacinas"; assim como os mortos em tragédia na boate de Santa Maria (RS).

No início de sua homilia, Dom Orani mandou uma "saudação afetuosa" para o Papa Emérito Bento XVI, responsável pela escolha do Rio como sede da jornada 2013. "O melhor presente a darmos às outras pessoas é a presença de Cristo que nos impulsiona a nos doar. Aqui chegamos depois de quase dois anos de peregrinação dos símbolos da jornada. O entusiasmo juvenil por todos os cantos demonstra o rosto do jovem cristão", comentou.

"Vivemos este tempo forte de peregrinação. Jesus Cristo é sempre atual, sobretudo para os jovens que buscam a verdade, a justiça e a paz", completou Dom Orani. Ele mencionou ainda uma "experiência de fé" entre irmãos e irmãs. "Vamos construir pontes em vez de muros e obstáculos", disse aos "queridos jovens", expressão usada várias vezes por ele.

Antes de a missa começar, um grupo de jovens dos cinco continentes foi chamado ao palco, pouco antes das 19h. Eles rezaram em seus idiomas o Terço Missionário. Orações em espanhol, inglês, alemão e chinês foram ouvidas. Depois, a oração foi em português.


Além da multidão concentrada em frente ao palco, diversos grupos assistiram à programação em frente aos mais de 30 telões. Alguns dançaram e outros permaneceram sentados em cangas espalhadas pela areia de Copacabana. Ainda sem fazer comparações com eventos anteriores, a organização da JMJ afirmou que recebeu 375 mil inscritos, dos quais 220 mil brasileiros. Os números estão dentro das expectativas, de acordo com a irmã Shaiane Machado, diretora de inscrições.

Peregrinos da Jornada Mundial da Juventude se confessam em confessionários colocados na Quinta da Boa Vista (Foto: Silvia Izquierdo/AP) 
Peregrinos da Jornada Mundial da Juventude se
confessam em confessionários colocados
na Quinta da Boa Vista (Foto: Silvia Izquierdo/AP)
 
No primeiro dia da JMJ, os confessionários foram destaque. Padres começaram a ouvir a confissão de jovens. A organização instalou 100 confessionários em praças e locais de grande fluxo de pessoas, como o Largo da Carioca, no centro financeiro da cidade. As cabines para as confissões ganharam a forma do Corcovado. Elas foram projetadas pelo arquiteto espanhol Ignácio de Ozono. Além dos padres, está previsto que o Papa Francisco vai ouvir as confissões de cinco jovens.

A terça-feira de Jornada também foi marcada por pane no metrô do Rio. As linhas 1 e 2 ficaram paradas por mais de duas horas no fim da tarde e início desta noite. Muitos fiéis que iam em direção à cerimônia de abertura da JMJ foram prejudicados. O serviço foi paralisado às 16h30 com o rompimento de um cabo de energia na altura da estação da Uruguaiana, no Centro. A circulação foi inicialmente paralisada entre Central (Centro) e Catete (Zona Sul) e, mais tarde, às 17h30, todas as estações foram fechadas para embarque. Houve princípio de tumulto na estação Botafogo e a PM chegou a ser acionada.

Jovens chegaram cedo==> Por volta das 15h30, centenas de jovens de diversos países, com bandeiras levantadas, assistiram aos apresentadores falarem do evento, em Copacabana. Eles deram as boas vindas ao público. Um grupo de 56 pessoas veio de Amargosa, na Bahia, e lançou uma coreografia baiana na orla da praia. "Somos do grupo Firmes na fé. Sempre fazemos esse tipo de dança em todo evento. Já é tradição. A gente descansa bem para poder dançar durante o dia", disse irmã Gláucia Jacitara, de 27 anos.


Antes da missa, o palco de Copacabana recebeu atrações como o grupo Alfareros, da República Dominicana. O quarteto tem 18 anos de carreira e apresentou canções em espanhol. Tentaram se comunicar com brasileiros, mas citaram outros países, como o México, por conta de bandeira próxima ao palco.

Nos primeiros shows, peregrinas argentinas se renderam e tomaram caipirinhas em Copacabana. "Só um poquito", disseram. Em busca de melhor visão do palco, jovens escalaram traves na areia da praia.
Peregrina usa faixa com nome do Papa na cabeça (Foto: Gabriel Bouys/AFP) 
Peregrina usa faixa com nome do Papa na cabeça
(Foto: Gabriel Bouys/AFP)
 
A maioria chegou cedo com objetivo de garantir um bom lugar. Foi o caso do padre chileno Javier Ayala, que guia um grupo de jovens do seu país. "Viemos cedo para ver o palco. Está chovendo um pouco, mas no Chile é até mais frio, então não tem problema", explicou o cardeal.

Muitos mexicanos foram até Copacabana para a abertura da JMJ. José Vera aprovou a escolha de um cardeal da América para Papa. "É um privilégio", disse ele. Jovens italianos, vindos de Roma, jogaram futebol na Praia de Copacabana mesmo com o frio. Os meninos chegaram cedo à praia para aguardar o início da celebração. Os restaurantes na Avenida Nossa Senhora de Copacabana, na Zona Sul do Rio, ficaram lotados no início da tarde. De acordo com funcionários, o tempo mínimo de espera era de 40 minutos.


Ventos moderados de 50,4 km/h atingiram Copacabana por volta das 15h. A tarde desta terça no Rio foi a mais fria do ano, com 21º C, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Segundo o órgão, o índice - a menor temperatura máxima de 2013 - foi registrado em Realengo, na Zona Oeste. Mesmo assim, turistas entraram no mar e outros brincaram nas areias.

Além de esportes e banhos de mar, os peregrinos mativeram a tradição de trocar lembranças nas jornadas. O seminarista de Lagoinha (SP) Alan Alex de Souza comemorou os presentes que trocou. "A gente chama de change ou cambiar, é lindo você poder ter um pouco de cada país. Dei várias coisas e bandeiras do Brasil e ganhei bandeira do México, da França, da Argentina, chapéu dos Estados Unidos e chaveiros", disse Souza. “Estamos esperando a missa desde cedo. Chegamos ontem, mas perdemos Francisco. Mas estamos animados para vê-lo outro dia”, disse a estudante argentina Anabella Olmos, de 18 anos.
 
O dia do Papa==> Às 7h23, no Twitter, Papa Francisco  agradeceu a "todas as autoridades pela magnífica acolhida carioca". "A Igreja é jovem e, na JMJ, se vê isso muito bem. Que o Senhor sempre nos mantenha, a todos, jovens de coração", completou, horas depois. Ele teve dia livre para descansar na residência do Sumaré.

O Papa voltou a escrever na rede social por volta das 18h30: "Queridos jovens, Cristo tem confiança em vocês e lhes confia sua própria missão: 'Ide, fazei discípulos'." A expectativa dos fiéis era por uma quebra de protocolo. Esperou-se que ele saísse da casa, algo que não aconteceu. Mesmo com a chuva e o frio, o Cristo Redentor recebeu centenas de jovens na esperança de um encontro de perto com o Papa.

Post do Papa Francisco no Twitter (Foto: Reprodução) 
Post do Papa no Twitter (Foto: Reprodução)
 
Por causa do tempo chuvoso no Rio, a Arquidiocese transferiu o evento da entrega da medalha em homenagem à vinda do Papa ao Brasil, que seria realizado no Cristo Redentor. O ato foi na residência onde o Pontífice está e cardeais participaram da cerimônia. A direção da Casa da Moeda entregou a medalha e corais da Igreja Nossa Senhora da Paz estiveram na cerimônia reservada. O Papa não participou do evento.

O Pontífice rezou uma missa na capela da residência onde está hospedado e tomou um sorvete feito por uma sorveteria da Zona Sul do Rio na manhã desta terça, segundo Padre Jorjão, que esteve com ele. Paulo Roberto Portella, da Arquidiocese do Rio, contou que o Papa comeu seis pães de queijo no café da manhã e depois almoçou. O Pontífice disse que não queria jantar, pois estava "satisfeito".

Peregrinos mostram terço que levam no primeiro dia da JMJ (Foto: Alexandre Durão/G1) 
Peregrinos mostram terço que levaram no 1º dia
da JMJ (Foto: Alexandre Durão/Reprodução)
 
Apesar do mau tempo e da neblina, o Exército descartou o uso de carro pelo Papa Francisco no trajeto entre Rio e Aparecida, no interior de São Paulo, onde o Pontífice celebrou uma missa, no Santuário Nacional, na quarta-feira (24) [balanço do 3° dia será postado ainda hoje.]. Na manhã desta terça, integrantes da Força Aérea, oficiais que atuam na coordenação operacional e de transporte do Papa e o general José Alberto da Costa Abreu, coordenador de Defesa de Área do Rio, se reuniram para discutir como seria o trajeto de 260 km.

Em evento da JMJ, o arcebispo de São Paulo, Dom Odilo Scherer, disse que a perda de fiéis vem afetando todas as religiões tradicionais. Ele negou que o problema afete apenas os católicos e ressaltou que a Jornada Mundial da Juventude será importante para a missão da Igreja Católica de ampliar sua presença no país. "Vivemos um momento de crise religiosa, onde os valores são reformulados e apresentados em outro formato, como na lógica da sociedade de consumo e do mercado. Mas não é esta visão da Igreja. É a visão existencial, da busca do ser humano, que não tem espaço no mujndo atual", disse.

Roque Estevão da Cruz, 72 anos, de Aracaju, se vestiu de sósia do Papa Francisco (Foto: Matheus Giffoni/G1) 
Roque Estevão da Cruz, 72 anos, de Aracaju,
se vestiu de sósia do Papa Francisco
(Foto: Reprodução)
 
Fiéis em frente à residência oficial==> Um sósia do Papa Francisco apareceu na entrada da residência oficial do Pontífice na manhã desta terça-feira (23). Roque Estevão da Cruz, 72 anos, o 'Joinha', viajou de Aracaju para acompanhar a Jornada Mundial e divulgar os trabalhos de um site que tem como objetivo ajudar a realizar projetos de comunidades.

Joinha chegou à cidade há cinco dias e circulou pela orla de Copacabana, onde virou atração. "O tempo todinho tiram foto. Várias vezes confundiram", conta. Com sete filhos, Joinha sustenta a família fazendo o transporte de frutas e verduras do Ceasa de Sergipe até as feiras da região com um caminhão de cerca de 40 anos. Ele sonhava visitar o Papa Francisco no Vaticano. "Aqui é mais perto. Mas é muito difícil. Vamos ver."

O corretor Manuel de Oliveira Pereira trouxe uma bíblia comemorativa da visita do papa João Paulo II ao Brasil, em 1980, para tentar uma assinatura do Papa Francisco na residência do Sumaré. "O Papa é simples, muito parecido com o Papa João Paulo", disse Pereira.


A cadeirante boliviana Mireiza Paredes é a primeira da fila de deficientes para assistir à missa de abertura da JMJ. Ela veio na companhia dos dois filhos e assistiu ao desfile do Papa Francisco no Centro,na segunda-feira(22). "Vimos ele de bem pertinho", conta ela, de Santa Cruz de La Sierra. "É algo inexplicavel. Está perto da gente, mas tem essa afinidade de ser sul-americano".
 _________________________________________________
Jornada Mundial da Juventude-- Rio 2013
Com o Papa Francisco I
Balanço 1° Dia==> CLIQUE AQUI!
Edição: Décio Lucas Pereira Rodrigues.
Texto/Imagens: Portal G1

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Velório do Pelé: Globo mexe em programação para o adeus ao Rei do Futebol nesta segunda (02/01) e terça (03/01)

Ajuda no Super Mario World #1: Quer voar? Saiba como!

Copa do Brasil de 2016: Santos estreia contra o xará do Amapá; Fla pega o Confiança

Valeu Amigo: uma música muito emocionante...

Além da Ilusão: Isadora e Joaquim se casam na novela das seis da Globo; veja fotos

Aprendendo Mais- #6- Energia Nuclear: Pontos Positivos e Pontos Negativos.

Músicas! (8): Marreta You Planeta- Rolou Sentimento

A Voz do Décio #05: "A Violência está um caos e no Brasil está mais ainda!"