Pular para o conteúdo principal

Brasil: Manifestações Populares mudaram o país; Reforma Política poderá existir, mais de que forma?

Nas últimas semanas, o Brasil passou por um período de manifestações que ocorreram em todo o país. Desde Fevereiro deste ano, em Porto Alegre até hoje já ocorreram várias manifestações populares onde o povo foram as ruas reivindicar o aumento das passagens de ônibus, contra a Proposta de Emenda Constitucional de n° 37, mais saúde, educação, contra os gastos com as Copas das Confederações que ocorreu este ano e com a Copa do Mundo do ano que vem (2014) e principalmente, uma reforma política para melhorar o sistema político do país. Na sexta-feira, 21 de junho, a presidente Dilma Rousseff, em um pronunciamento em rede nacional, falou, durante 10 minutos sobre as manifestações que ocorreram no país.

E dentre estas manifestações que ocorreram no Brasil está a de Brasília, a do Congresso Nacional, que ocorreu em 17 de junho. Essa manifestação foi o estopim inicial para a manifestação do dia 20 de junho- onde seria mostrado o poder da população-, onde os manifestantes subiram no teto do Congresso Nacional reivindicar por seus direitos já citados acima.


No último dia 17 de junho, manifestantes foram além e invadiram o teto do Congresso Nacional (Foto: Reprodução)

O Grande dia das manifestações veio três dias depois. O Dia 20 de junho foi um grande dia para o Brasil, onde mais de 1 milhão de pessoas em todo o país foram as ruas, em todas as regiões. Nunca se viu nada igual desde as Diretas Já! ou o movimento Fora Collor, dois movimentos que levaram, respectivamente, as eleições diretas para presidente e o impeachment do presidente do Brasil na época, Fernando Collor de Melo.

As manifestações foram tão sérias que Dilma cancelou sua viagem para o Japão e no dia seguinte, 21, na rede aberta, deu seu pronunciamento, que pode ser assistido abaixo:


Confira o texto do pronunciamento abaixo:


Minhas amigas e meus amigos,

Todos nós, brasileiras e brasileiros, estamos acompanhando, com muita atenção, as manifestações que ocorrem no país. Elas mostram a força de nossa democracia e o desejo da juventude de fazer o Brasil avançar.

Se aproveitarmos bem o impulso desta nova energia política, poderemos fazer, melhor e mais rápido, muita coisa que o Brasil ainda não conseguiu realizar por causa de limitações políticas e econômicas. Mas, se deixarmos que a violência nos faça perder o rumo, estaremos não apenas desperdiçando uma grande oportunidade histórica, como também correndo o risco de colocar muita coisa a perder.
Como presidenta, eu tenho a obrigação tanto de ouvir a voz das ruas, como dialogar com todos os segmentos, mas tudo dentro dos primados da lei e da ordem, indispensáveis para a democracia.

O Brasil lutou muito para se tornar um país democrático. E também está lutando muito para se tornar um país mais justo. Não foi fácil chegar onde chegamos, como também não é fácil chegar onde desejam muitos dos que foram às ruas. Só tornaremos isso realidade se fortalecermos a democracia – o poder cidadão e os poderes da República.
Os manifestantes têm o direito e a liberdade de questionar e criticar tudo, de propor e exigir mudanças, de lutar por mais qualidade de vida, de defender com paixão suas ideias e propostas, mas precisam fazer isso de forma pacífica e ordeira.

O governo e a sociedade não podem aceitar que uma minoria violenta e autoritária destrua o patrimônio público e privado, ataque templos, incendeie carros, apedreje ônibus e tente levar o caos aos nossos principais centros urbanos. Essa violência, promovida por uma pequena minoria, não pode manchar um movimento pacífico e democrático. Não podemos conviver com essa violência que envergonha o Brasil. Todas as instituições e os órgãos da Segurança Pública têm o dever de coibir, dentro dos limites da lei, toda forma de violência e vandalismo.

Com equilíbrio e serenidade, porém, com firmeza, vamos continuar garantindo o direito e a liberdade de todos. Asseguro a vocês: vamos manter a ordem.

Brasileiras e brasileiros,

As manifestações dessa semana trouxeram importantes lições: as tarifas baixaram e as pautas dos manifestantes ganharam prioridade nacional. Temos que aproveitar o vigor destas manifestações para produzir mais mudanças, mudanças que beneficiem o conjunto da população brasileira.

A minha geração lutou muito para que a voz das ruas fosse ouvida. Muitos foram perseguidos, torturados e morreram por isso. A voz das ruas precisa ser ouvida e respeitada, e ela não pode ser confundida com o barulho e a truculência de alguns arruaceiros.

Sou a presidenta de todos os brasileiros, dos que se manifestam e dos que não se manifestam. A mensagem direta das ruas é pacífica e democrática.
Ela reivindica um combate sistemático à corrupção e ao desvio de recursos públicos. Todos me conhecem. Disso eu não abro mão.

Esta mensagem exige serviços públicos de mais qualidade. Ela quer escolas de qualidade; ela quer atendimento de saúde de qualidade; ela quer um transporte público melhor e a preço justo; ela quer mais segurança. Ela quer mais. E para dar mais, as instituições e os governos devem mudar.
Irei conversar, nos próximos dias, com os chefes dos outros poderes para somarmos esforços. Vou convidar os governadores e os prefeitos das principais cidades do país para um grande pacto em torno da melhoria dos serviços públicos.

O foco será: primeiro, a elaboração do Plano Nacional de Mobilidade Urbana, que privilegie o transporte coletivo. Segundo, a destinação de cem por cento dos recursos do petróleo para a educação. Terceiro, trazer de imediato milhares de médicos do exterior para ampliar o atendimento do Sistema Único de Saúde, o SUS.

Anuncio que vou receber os líderes das manifestações pacíficas, os representantes das organizações de jovens, das entidades sindicais, dos movimentos de trabalhadores, das associações populares. Precisamos de suas contribuições, reflexões e experiências, de sua energia e criatividade, de sua aposta no futuro e de sua capacidade de questionar erros do passado e do presente.

Brasileiras e brasileiros,

Precisamos oxigenar o nosso sistema político. Encontrar mecanismos que tornem nossas instituições mais transparentes, mais resistentes aos malfeitos e, acima de tudo, mais permeáveis à influência da sociedade. É a cidadania, e não o poder econômico, quem deve ser ouvido em primeiro lugar.

Quero contribuir para a construção de uma ampla e profunda reforma política, que amplie a participação popular. É um equívoco achar que qualquer país possa prescindir de partidos e, sobretudo, do voto popular, base de qualquer processo democrático. Temos de fazer um esforço para que o cidadão tenha mecanismos de controle mais abrangentes sobre os seus representantes.

Precisamos muito, mas muito mesmo, de formas mais eficazes de combate à corrupção. A Lei de Acesso à Informação, sancionada no meu governo, deve ser ampliada para todos os poderes da República e instâncias federativas. Ela é um poderoso instrumento do cidadão para fiscalizar o uso correto do dinheiro público. Aliás, a melhor forma de combater a corrupção é com transparência e rigor.
Em relação à Copa, quero esclarecer que o dinheiro do governo federal, gasto com as arenas é fruto de financiamento que será devidamente pago pelas empresas e os governos que estão explorando estes estádios. Jamais permitiria que esses recursos saíssem do orçamento público federal, prejudicando setores prioritários como a Saúde e a Educação.

Na realidade, nós ampliamos bastante os gastos com Saúde e Educação, e vamos ampliar cada vez mais. Confio que o Congresso Nacional aprovará o projeto que apresentei para que todos os royalties do petróleo sejam gastos exclusivamente com a Educação.

Não posso deixar de mencionar um tema muito importante, que tem a ver com a nossa alma e o nosso jeito de ser. O Brasil, único país que participou de todas as Copas, cinco vezes campeão mundial, sempre foi muito bem recebido em toda parte. Precisamos dar aos nossos povos irmãos a mesma acolhida generosa que recebemos deles. Respeito, carinho e alegria, é assim que devemos tratar os nossos hóspedes. O futebol e o esporte são símbolos de paz e convivência pacífica entre os povos. O Brasil merece e vai fazer uma grande Copa.

Minhas amigas e meus amigos,

Eu quero repetir que o meu governo está ouvindo as vozes democráticas que pedem mudança. Eu quero dizer a vocês que foram pacificamente às ruas: eu estou ouvindo vocês! E não vou transigir com a violência e a arruaça.
Será sempre em paz, com liberdade e democracia que vamos continuar construindo juntos este nosso grande país.

Boa noite!

Na segunda seguinte (24 de Junho), Dilma Rousseff anunciou 5 pactos para o Brasil e entre estes pactos, anunciou também uma proposta inicial de uma Assembleia Constituinte para realizar uma reforma política, que foi derrubada em seguida.

No lugar de uma Assembleia Constituinte, surge a proposta de um plebiscito onde a população decidirá como será a reforma política.

Aí surge o impasse: Referendo ou Plebiscito, ou um outro meio? Como será esta "Reforma Política"?

Hoje (09) a maioria da Câmara dos Deputados enterrou a ideia de um plebiscito popular e foca agora em elaborar um projeto para realizar um Referendo. 


E aí que está: o líder do PT José Guimarães, do estado do Ceará quer a realização do plebiscito e "garante que irá ocorrer em 2013, valendo para 2014":

“Não houve acordo sobre a realização do plebiscito. Tem várias opiniões divergentes. Uns querem referendo, uns querem plebiscito. O PT considera que dá, sim, para realizar o plebiscito em 2013, e nossa missão agora é colher as 171 assinaturas para conformar a ideia do decreto legislativo para convocação do plebiscito”

Ou seja, o impasse está grande, mas o que seria melhor: Plebiscito ou Referendo?

Pensando com mais clareza, o Referendo seria o melhor caminho para uma Reforma Política, e seria excelente ocorrer logo para as Eleições de 2014 ou de 2016, pois assim a população poderia saber mais do projeto e votar, para assim virar lei.

E você, prefere Referendo ou Plebiscito? Comente abaixo, participe deste debate!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Valeu Amigo: uma música muito emocionante...

Escutada por várias pessoas, a música 'Valeu Amigo' é uma grande música que invadiu a internet e que todo mundo gostou. Essa música é do MC Pikeno e Menor, uma música muito especial.

No mais, essa música é realmente muito bonita e emocionante, porquê retrata uma grande partes da amizade e dos grandes amigos. No trecho acima ('Me quis tirar do mal eu percebi, disse verdades que eu mereci, então pra sempre amigo se Deus quiser...'), fala do amigo que ajudou outro cara a sair do mundo do mal e que disse verdades que ele mereceu e que pra sempre eles serão amigos, se Deus quiser. Finalizando, essa música é muito admirável e é uma música que sempre será marcante nas nossas vidas.

Confira o vídeo e a letra da música:



Eu ouvi palavras ditas com carinho De que na vida ninguém é feliz sozinho E você é um alguém que sempre me fez bem Me protegeu e me tirou de todo perigo E quando eu precisei você chorou comigo Valeu por você existir, é tão bom te ter aqui
Eu rezo e peço pra Deus cuidar A …

Ajuda no Super Mario World #1: Quer voar? Saiba como!

A Primeira Edição do 'Ajuda no SMW' traz uma coisa que muitos ainda tem dúvida: Como eu posso voar?


Abaixo, como voar:


1º Passo – Consiga uma PENA (no início da fase tem um Koopa com uma capa vermelha escura, pule na cabeça dele desmontado do Yoshi e ele liberará uma pena).  2º Passo – Corra, segurando o botão Y do Super Nintendo (ou o que você configurou no emulador)
Prepare Mario para correr 3º Passo – Quando Mario, correndo, jogar os braços para trás, pule SEM SOLTAR O BOTÃO QUE CORRE.
Mario jogará os braços para trás e irá realmente correr….
… nisso, pule sem soltar o “Y”. 4º Passo – Mario vai voar até o máximo no alto que alcançar. Quando ele estiver descendo, aperte uma vez para trás e ele subirá novamente.
Mario desce…
… aperte para trás e Mario sobe. 5º Passo – Quando Mario descer denovo, aperte novamente para trás e assim consecutivamente para sair pelo ar quantas vezes quiser/conseguir. Lembre-se, não solte o “Y” durante o processo.
Você começa a pegar as penas na fase Donut Pla…

FOTOS: Veja grandes paisagens naturais!

As paisagens naturais do Planeta Terra são várias como todo mundo já sabe. Então, por isso eu trouxe algumas imagens tão bonitas que vocês vão adorar. Veja abaixo algumas imagens:




FOTOS: Google Imagens.

Cultura: História em Quadrinhos da Turma da Mônica- Na Escola.

A Cultura é muito importante para nós seres humanos, e é fundamental que todo ser humano tenha acesso a cultura. E dando continuidade a sessão Cultura, chegou a hora da gente ler a história "Na Escola", da Turma da Mônica, que é muito legal. Confira!


CULTURA: HISTÓRIA EM QUADRINHOS Turma da Mônica em: "Na Escola".




































História- "Na Escola". 2012. Todos os Direitos Reservados a Maurício de Sousa Produções.
PRÓXIMA HISTÓRIA: O Plano Vampiral! Aguardem...
Cultura é arte, Cultura é vida, viva essa emoção!

Copa do Mundo de 2018: 17 seleções já estão garantidas; mais seis saem nesta terça (10)

Postado às 12h45 - Atualizado às 17h39A Copa do Mundo da FIFA de Futebol de 2018, que será realizada na Rússia, já conheceu 17 dos 32 países que disputarão o Mundial do próximo ano. E nesta terça-feira (10/10), mais seis irão carimbar os passaportes para a principal competição do mundo.

Antes, vamos ver os países já classificados:

EUROPA
• Espanha
• Inglaterra
• Islândia
• Bélgica
• Alemanha
• Polônia
• Sérvia
• Rússia (país-sede)

ÁSIA
• Coreia do Sul
• Japão
• Arábia Saudita
• Irã

ÁFRICA
• Nigéria
• Egito

AMÉRICAS DO SUL, CENTRAL E DO NORTE
• Brasil (1° país a garantir a vaga pelas Eliminatórias)
• México
• Costa Rica



Mapa com as seleções classificadas para a Copa de 2018 (Fonte: Globo Esporte)
Nesta terça-feira (10/10), mais seis seleções irão garantir a participação no Mundial de 2018, além de vagas nas repescagens intercontinentais. Veja a seguir a ordem dos classificados em cada continente e como será a definição de quem vai se classificar. 

- AMÉRICA DO NORTE, CENTRAL E CARIBE: Já estão classificados pa…

"O Outro Lado do Paraíso": Confira o teaser da próxima novela das 21h da Globo

 Nova novela das 21h estreia em outubro, substituindo  o fenômeno "A Força do Querer" (Foto: Teaser/Reprodução)

A Rede Globo divulgou nesta quarta-feira (20/09) nas suas redes sociais e na TV, o teaser da nova novela das nove da emissora, "O Outro Lado do Paraíso", de Walcyr Carrasco ---- que ganhou o Emmy Internacional com "Verdades Secretas" (2015) ---- e que estreará com a missão de manter os índices de audiência registrados com "A Força do Querer", novela de Glória Perez, que está com 35 pontos de média geral parcial. Confira o teaser:




A trama estreia no dia 23 de outubro, uma segunda-feira.

15 de Outubro: Dia do Professor- Especial:A História do Dia do Professor! (+ Comentário)

Hoje, dia 15 de outubro de 2012, é um dia especial para todos os professores do Brasil! Hoje é o Dia do Professor, dia do nosso mestre! E claro que essa data - juntamente com a data do Dia das Crianças e do Dia do Fisioterapeuta, nos dias 12 e 13 de outubro, respectivamente - não iria ser passada em branco! Por isso, vamos saber mais sobre a história do Dia do Professor e a sua origem. Logo em seguida, uma homenagem a nossos mestres!


O dia do professor é comemorado em 15 de outubro. Durante seu período de formação, esse profissional desenvolve habilidades que o ajudará a lidar com crianças e jovens que estão em fase escolar, como metodologias de trabalho e didática de ensino.
Hoje em dia os professores têm um papel social maior, estão mais envolvidos e engajados no exercício da profissão, pois as metodologias de ensino mudaram muito de uns anos pra cá.
O professor deixou de ser visto como o todo poderoso da sala de aula, o detentor do saber, o dono da razão, e foi reconhecido como o inst…

Oscar 2017: Anúncio de Melhor Filme é marcado por gafe histórica; veja lista de vencedores

Diretor de “Moonlight”, Barry Jenkins, festeja Oscar (Foto: Divulgação)
Com o Carnaval monopolizando as atenções na TV aberta, a premiação doOscar 2017 ficou restrita à TV paga brasileira. Porém, um fato inusitado, e inacreditável, roubou a cena e tomou conta das redes sociais por aqui e em todo o planeta.

Assim como no Miss Universo 2015, quando a Miss Colômbia, Ariadna Gutiérrez, foi anunciada erroneamente no lugar da vencedora, a Miss Filipinas Pia Alonzo Wurtzbach, a principal categoria da maior premiação do cinema mundial ficou marcada por uma gafe histórica.

“Moonlight – Sob a Luz do Luar”, do diretor Barry Jenkins, foi escolhido o melhor filme do Oscar após uma saia justa envolvendo os apresentadores Faye Dunaway e Warren Beatty, que anunciaram o vencedor errado. Por um erro da organização do evento, que repassou ao ator o envelope de Melhor Atriz (Emma Stone), a dupla anunciou“La La Land: Cantando Estações” como o vencedor da estatueta.

Quase três minutos depois, com o terceir…

Reprise de “Senhora do Destino” no “Vale a Pena Ver de Novo” começará no dia 13 de março

Novela que foi um fenômeno de audiência na exibição original e na reprise voltará em março (Foto: Divulgação)
A Globo cravou a data da reestreia de “Senhora do Destino”: 13 de março. A trama de Aguinaldo Silva, estrelada por Susana Vieira (Maria do Carmo) e Renata Sorrah (Nazaré Tedesco), volta ao ar oito anos após sua primeira reapresentação, também em “Vale a Pena Ver de Novo”. Originalmente, o folhetim foi exibido às 21h, entre 2004 e 2005.

Inicialmente, falou-se no retorno de “Senhora do Destino” a partir do dia 6. A estreia no dia 13 certamente foi definida após o adiamento de “Novo Mundo”, agora com o primeiro capítulo agendado para 22 de março. As reprises na Globo costumam ter início próximo a uma nova novela do horário nobre; em apenas uma ocasião a emissora trocou o cartaz do “Vale a Pena” e estreou uma trama inédita no mesmo dia – em 96, com “Despedida de Solteiro” em reprise e “Quem é Você” às 18h.

Como já ocorre desde 2014, com “O Cravo e a Rosa” e “Caras e Bocas”, as pri…

Brasileirão 2017: Série A começa neste sábado (13) e com clássicos; veja lista de jogos

O principal campeonato do País começará a ser disputado neste sábado (13). O Brasileirão chegará a sua edição de número 15 com o sistema de pontos corridos. Com os 16 clubes que ficaram nas 16 primeiras posições em 2016 e as quatro que subiram da Série B ---- Atlético-GO (campeão), Avaí, Bahia e Vasco ----, a competição começará com grandes jogos, inclusive clássicos do futebol nacional.


No sábado (13), quatro campeões estaduais entram em campo: Atlético-MG, Flamengo, Corinthians e Chapecoense. O Flamengo receberá no Maracanã o Atlético-MG e a Chapecoense visita o Corinthians, no Itaquerão.

Já no domingo (13), sete jogos agitam a primeira rodada do Brasileirão 2017, cinco deles às 16h. Atual campeão, o Palmeiras recebe o Vasco, que retorna à Série A, após a terceira passagem pela Série B, na sua Arena. Eliminados da Sul-Americana, Cruzeiro e São Paulo duelam no Mineirão, em busca de fugir de uma possível "crise".

Ainda na tarde do domingo, o vice campeão baiano Bahia receber…